Paulo Maluf
Reprodução
Paulo Maluf


O Supremo Tribunal Federal Suíço ordenou em fevereiro e confirmou nesta terça-feira (19) a devolução de cerca de R$ 80 milhões ao Brasil. Esse montante estava bloqueado nas contas do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, na Suíça.

A Suprema Corte Suíça negou o recurso de Maluf, ratificando assim a decisão do Tribunal Penal da Suíça, que havia determinado a devolução dos fundos em setembro passado.

O veredicto suíço foi fundamentado nos argumentos apresentados pelo Ministério Público Federal e pela Advocacia-Geral da União,r espaldando a decisão do Supremo Tribunal Federal brasileiro de 2017, que condenou Maluf por lavagem de dinheiro.

Segundo o MPF, o dinheiro em questão é proveniente do crime de lavagem de dinheiro, vinculado ao desvio de recursos da Prefeitura de São Paulo durante o mandato de Maluf entre 1993 e 1996.

A investigação aponta que o montante desviado está relacionado à obra de construção da antiga Avenida Água Espraiada, atualmente conhecida como Avenida Jornalista Roberto Marinho. Maluf é acusado de usar contas bancárias no exterior para lavar o dinheiro desviado dos cofres públicos.


A Advocacia-Geral da União expressou confiança na efetivação da devolução do valor ao Brasil em um futuro próximo. Até o momento, Paulo Maluf não se pronunciou sobre o desfecho do processo que culminou na determinação de restituição dos recursos desviados.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!