O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) irá trocar o Celta, carro que o acompanha há anos e foi marca registrada durante suas campanhas eleitorais, por um veículo blindado.
A mudança é uma forma de se precaver das ameaças de morte que o atual deputado federal e também pré-candidato à Prefeitura de São Paulo vem recebendo.
Ameaças de morte
De acordo com a nota enviada pela assessoria do deputado ao iG , a Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para apurar os ataques após Boulos enviar uma representação à instituição. Ainda segundo as informações de sua equipe, as ameaças ao deputado se tornaram mais 'intensas' e 'agressivas' no final de 2023, após o anúncio de sua pré-candidatura à prefeitura da capital paulista.
"Boulos decidiu encaminhar a representação à Polícia Federal e não à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo por entender que esta é uma prerrogativa do cargo de deputado e porque um dos autores das ameaças é integrante das forças de segurança estaduais", diz a nota à imprensa.
"Celtinha" virou referência
O "celtinha" virou uma marca registrada de Boulos e foi parar até no jingle da campanha de 2020 à prefeitura da capital paulista. Durante aquela eleição, ele utilizou o carro para se deslocar entre as agendas.
O veículo, modelo 2010 e avaliado em R$ 20 mil, foi o único bem declarado pelo líder dos sem-teto na sua última prestação de contas enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2022.