O deputado Antonio Brito (PSD-BA) foi relator da proposta que cria a bancada negra na Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
O deputado Antonio Brito (PSD-BA) foi relator da proposta que cria a bancada negra na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1) a criação da bancada negra da Casa. A bancada será composta por parlamentares que fizeram a autodeclaração racial no formulário de registro de candidatura da eleição.

O grupo terá um coordenador-geral e 3 vice-coordenadores, direito a espaço de fala e voto nas reuniões de líderes. Em 2023, o número de candidatos autodeclarados pretos e pardos representa 26% da composição da Câmara.


Os autores do projeto são a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) e o deputado Damião Feliciano (União-PB). Para os autores, a nova bancada “reforçará a voz e a representatividade de 56% da população brasileira.”

 “Esse é um momento histórico porque o nosso país teve quase 4 séculos de escravidão com uma abolição inconclusa. Um país que as duras estatísticas ainda chegam no corpo negro”, disse Talíria no plenário depois da aprovação do texto. 

O texto foi aprovado de forma simbólica, pois como é um projeto de resolução que não altera o regimento interno da Casa, a proposta não precisa ser analisada pelo Senado e segue direto para a promulgação.  O único partido que orientou contra foi o Novo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!