A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) mais uma fase da Operação Lesa Pátria. A corporação cumpre três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão. A determinação foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A Operação Lesa Pátria tem como objetivo identificar os responsáveis e os financiadores envolvidos nas invasões de 8 de janeiro . Os crimes investigados são dano qualificado, associação criminosa, golpe de estado, incitação ao crime, destruição e deterioração.
Nesta 17ª fase da operação, a PF cumpre os mandados nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. Os alvos da prisão preventiva são: Aildo Francisco Lima, Basilia Batista e uma advogada que ainda não teve identidade divulgada.
Os alvos de busca e apreensão são: Danilo Silva e Lima, Osmar Pacheco da Silva, Wanderley Zeferino da Silva, Luciene Beatriz Ribeiro Cunha e Erli Antonio Fernandes.
Na fase anterior, foi cumprido 53 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Tocantins e Ceará. Os alvos da PF eram as pessoas que transportavam os invasres de ônibus para os prédios públicos.
Réus do STF
Até o momento, o Supremo já condenou três réus pelos atos golpistas . Aécio Lúcio Costa e Matheus Lima de Carvalho a 17 anos de prisão. O terceiro condenado foi Tiago Mathar, a 14 anos de prisão.
Desde o dia 26 de setembro, a Corte julga mais seis réus em plenário virtual . O prazo para os ministros votarem vai até dia 2 de outubro. Os seis acusados a serem julgados são: João Lucas Valle Giffoni, Moacir José dos Santos, Reginaldo Carlos Beagiato Garcia, Davis Baek, Jupira Silvana da Cruz Rodrigues e Nilma Lacerda Alves.
Em atualização...