Pesquisa Datafolha divulgada na noite dessa quinta-feira (14) mostra que 29% da população se dizem petistas, enquanto 25% se dizem bolsonaristas. Os dados indicam que a polarização entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) continua, mesmo após quase um ano das eleições.
O resultado, segundo o instituto, é o mesmo de outro levantamento feito em julho deste ano.
Na pesquisa desta quinta sobre o tema, 21% dos entrevistados se descreveram como neutros e 5% disseram que não se consideram nenhum dos dois. Conforme os números, 11% afirmaram que estão mais próximos do petismo e 7%, do bolsonarismo.
Um por centro não soube responder.
Confira o resultado:
- 29%: petista;
- 25%: bolsonarista;
- 21%: neutro;
- 11%: mais próximo do petismo;
- 7%: mais próximo do bolsonarismo;
- 5% nenhum;
- 1%: não sabem.
Conforme o Datafolha, foi registrada uma queda de 3% entre os petistas convictos desde a primeira pesquisa realizada com esta pergunta, em 20 de dezembro do ano passado. Já entre os bolsonaristas, os 25% permaneceram, havendo apenas uma oscilação em março, quando chegou aos 22%.
Esta é a quarta vez que o Datafolha faz mapeamento ideológico no país após as eleições que marcaram a vitória de Lula em 2022.
Para realizar o levantamento, o instituto ouviu 2.016 pessoas em 139 cidades brasileiras entre os dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.