David Miranda morreu nesta terça-feira (9)
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
David Miranda morreu nesta terça-feira (9)

A Câmara dos Deputados decretou luto de três dias em razão da morte do ex-deputado federal, David Miranda. O ex-parlamentar morreu nesta segunda-feira (9) após ficar cerca de 9 meses internado, e a causa da morte não foi divulgada. 

De acordo com o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o luto de três dias foi assinado por Marcos Pereira, presidente da Câmara em exercício. David, marido do jornalista Glenn Greenwald, completaria 38 anos nesta quarta-feira (10).


A morte do político e ativista brasileiro foi confirmada por Greenwald em uma postagem nas redes sociais. O jornalista compartilhou uma mensagem onde afirmou que seu marido "morreu em plena paz". 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também usou as redes sociais para enviar uma mensagem de conforto à família de Davi Miranda. "Meus sentimentos ao Glenne e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais", escreveu o chefe do Executivo


Trajetória de David

O ex-deputado federal nasceu na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e perdeu a mãe aos 5 anos.  Ele estava casado há 17 anos com Glenn, um dos jornalistas que, com Edward Snowden, revelou a existência de programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos, da Agência de Segurança Nacional (NSA).

Miranda foi eleito vereador do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2016 e tomou posse em 2017, aos 32 anos. Ele ficou no cargo até 2019. No mesmo ano, começou a exercer o cargo de deputado federal em Brasília, posto que desempenhou até ser internado em agosto de 2022 com infecção gastrointestinal. Desde então, ele passou por outras infecções, além de pancreatite.

ntre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!