O prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini (sem partido), de 65 anos, que casou com uma adolescente de 16 anos, ex-miss Teen da cidade , exonerou a mãe e a tia da esposa após o Ministério Público anunciar que investiga suspeitas de nepotismo.
Dehaini havia nomeado a sogra, Marilene Rode, para assumir a Secretaria de Cultura do município. Elizangela Rode, tia da jovem casada com o político, também foi exonerada. Ela era secretária de Planejamento.
Além delas, a ex-mulher e as filhas de Hissam também trabalham na prefeitura. A vice-prefeita, inclusive, Hilda Lukalski Seimam é ex-cunhada dele. O MP do Paraná afirmou ter "procedimentos em andamento" sobre as acusações de nepotismo na prefeitura de Araucária. Mais detalhes não foram fornecidos devido ao caso ter ligação com uma menor de idade.
As filhas do prefeito comandam as pastas de Administração e Gestão de Pessoas. Já Aline de Deus, a ex, é assessora executiva.
O casamento
Embora a jovem seja menor de idade, de acordo com a legislação brasileira, ela pode se casar desde que haja consentimento dos pais. A cerimônia foi realizada em 12 de abril, segundo edital de proclamas obtido pelo site Plural Jornalismo.
A adolescente ganhou o concurso Miss Araucária no ano passado, na categoria teen, que permite a participação de jovens com idades entre 15 e 17 anos.
O caso gerou teve grande repercussão nas redes sociais, o que resultou em críticas ao prefeito. "Que nojo", escreveu um usuário no Facebook da Prefeitura de Araucária. Outro, disse que o fato de ele conceder cargos à família da adolescente é "imoral e antiético".
Quem é Hassam Dehaini?
O prefeito já está no segundo mandato em Araucária. À Justiça Eleitoral, Dehaini declarou ter patrimônio de R$ 14 milhões em bens, inclusive com um helicóptero registrado em seu nome.
Ele já foi apontado como chefe de um esquema internacional de tráfico de drogas pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Narcotráfico. No ano de 2000, ele foi preso preventivamente após negar envolvimento com as drogas. Hassam inocentado pela Justiça em 2010.
Na política, foi candidato a prefeito de Araucária pela primeira vez em 2012, mas não venceu. Em 2016, disputou novamente o cargo e venceu as eleições com 37.206 votos (52,49%). Em 2020, foi reeleito no primeiro turno, com 47.613 votos (68,49%).
Dehaini fazia parte do partido Cidadania até ontem, quando pediu desligamento sem citar os motivos. Ele também não anunciou nova filiação.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.