Lula recebendo relatório da transição
Reprodução 22/12/22
Lula recebendo relatório da transição

O presidente eleito  Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  recebeu, nesta quinta-feira (22), o relatório final dos 32 grupos técnicos do Gabinete de Transição. Os textos foram entregues ao vice-presidente eleito  Geraldo Alckmin (PSB) no último dia 11 e trouxeram indicações sobre os principais problemas de cada área, além de sugestões.

A entrega do relatório final foi feita no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete que cuidou da Transição.

Alckmin, que liderou a transição, comentou o relatório antes de entregá-lo ao presidente eleito. "Nós tivemos aqui os melhores quadros da academia, do serviço público dos poderes da república, quadros técnicos extremamente preparados trazendo a sua contribuição de forma transparente".

Segundo o vice-presidente, muitas áreas temáticas analisadas pela equipe sofreram com "retrocessos". "Infelizmente, nós tivemos um retrocesso em muitas áreas. Então, o estado que o presidente Lula recebe é muito mais difícil e muito mais triste do que anteriormente".

"Na questão da educação, nós tivemos retrocesso na aprendizagem. A evasão escolar aumentou, os recursos essenciais, como a merenda escolar, ficaram congelados (...) tivemos quase um colapso dos institutos federais e das universidades", afirmou Alckmin.

Após receber o relatório, Lula afirmou que não pretende fazer pirotecnias com o documento. "Possivelmente, a trasição mais democrática da história desse país. E a mais barata porque sequer utilizamos todos os recursos que estavam disponíveis e muita gente trabalhou de graca, de forma solidária", afirmou.

E completou: "É um material que eu não pretendo fazer pirotecnia, eu não pretendo fazer um show, eu quero apenas que a sociedade saiba como é que nós tomamos posse e que Brasil nós encontramos em dezembro de 2022. Depois de quatro anos de mandato, nós recebemos esse governo em uma situação de penúria", disse Lula.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!