Lula escolhe Alckmin para Indústria; petista anuncia nesta quinta nova leva de ministros
Reprodução: Youtube - 13/12/2022
Lula escolhe Alckmin para Indústria; petista anuncia nesta quinta nova leva de ministros

Nesta quinta-feira (22), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a  indicação do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) para assumir o Ministério da Indústria e do Comércio .

"Eu tenho certeza que o Alckmin, com a capacidade de articulação política, com o respeito que ele tem junto aos empresários brasileiros, eu tenho certeza que ele vai ser um extraordinário ministro da Indústria e Comércio desse país", disse o petista.

Integrantes do núcleo mais próximo da dupla eleita afirmam que Lula já estava 90% certo da indicação do vice, que ganhou força após vários empresários recusarem a oferta. Segundo a Folha, outros nomes cotados anteriormente pelo petista foram Josué Gomes da Silva, da Coteminas, e Pedro Wongtschowski, do grupo Ultra.

A indicação do vice-presidente eleito veio após Lula declarar, antes das eleições, que Alckmin não acumularia duas funções em seu governo.

Alckmin tem bagagem no setor produtivo. Estudioso de assuntos como reforma tributária, o vice-presidente eleito pode atuar como um facilitador do diálogo do governo com o mundo empresarial.

A nomeação de Alckmin para o ministério pode rachar ainda mais a aliança de Lula com Simone Tebet (MDB), que contribuiu ativamente para a campanha do petista. Havia a expectativa de que ela fosse cotada para pastas relacionadas à economia, educação ou desenvolvimento social, mas não há nada confirmado.

Além de Alckmin, Lula anunciou outros nomes do primeiro escalão que vão compor o seu governo. O ex-governador do Ceará e senador eleito, Camilo Santana (PT), vai atuar como futuro ministro da Educação.

O ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB),vai comandar o Ministério dos Portos e Aeroportos – fatia do atual Ministério da Infraestrutura.

A cantora Margareth Menezes também confirmou ter aceitado o convite do presidente eleito para assumir o Ministério da Cultura a partir de janeiro de 2023.

Outros nomes confirmados para a gestão de Lula e Alckmin são: Flávio Dino (PSB) no Ministério de Justiça e Segurança Pública; Rui Costa (PT) na Casa Civil; José Múcio Monteiro na Defesa; Fernando Haddad (PT) na Fazenda e Mauro Vieira no comando do Itamaraty.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!