Sessão no Congresso Nacional
Reprodução: Senado Federal - 06/07/2022
Sessão no Congresso Nacional

Foi aprovado nesta sexta-feira (16), pelo  Congresso Nacional , um projeto de resolução que visa  redistribuir os recursos das  emedas  de  relato , mas levando em consideração o tamanho das bancadas partidárias da Câmara no Senado.

Paralelamente, tramita em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a discussão da legalidade das  emendas de  relator , também conhecidas como Orçamento Secreto, perante os questionamentos acerca da transparência e a falta de critérios para a  distribuição da verba pública.


No julgamento do STF, foram cinco votos a favor de barrar o Orçamento Secreto, contra quatro para mantê-lo, porém com políticas de trazer maior transparência e adotar critérios de  distribuição . O STF deve concluir a votação com o parecer dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

A maioria dos partidos orientou que os parlamentares  votassem a favor do projeto. Dentre os partidos estão do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vale ressaltar a posição contrária que Lula tomou durante as eleições acerca da  emenda de relator .

O senador  Alessandro Vieira (PSDB-SE) criticou a votação do  projeto , afirmando que irá recorrer contra a decisão, para que seja anulado os efeitos dela. A argumentação é a de que a proposta mantenha a lógica do orçamento secreto.

Em entrevista após a sessão do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que o projeto aprovado é bom para o aprimoramento das emendas de relator . "Caberá ao STF uma análise jurídica e constitucional, mas considero que o projeto de resolução aprimora para melhor um instituto de prerrogativa parlamentar que, no fundo, interessa aos entes federados", reforçou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!