Jair Bolsonaro e Arthur Lira
Reprodução/Flickr
Jair Bolsonaro e Arthur Lira

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou suspender, nesta quarta-feira (30), o pagamento do  orçamento secreto após o P T declarar apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados .

O orçamento secreto, ou emenda do relator, é o repasse de verbas do orçamento público para projetos definidos por parlamentares, mas sem transparência dos dados.

A informação foi noticiada pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Segundo o veículo, a ordem do Palácio do Planalto é não repassar mais nada neste ano.

Como justificativa, Bolsonaro teria afirmado que "faltam recursos para outras áreas com os sucessivos bloqueios que o governo precisou fazer para cumprir o teto de gastos, a regra que atrela o crescimento das despesas à infância."

A reserva para o orçamento secreto deste ano soma R$ 16,5 bilhões, porém, com a decisão, R$ 7,8 bilhões estão bloqueados pelo governo federal. Líderes do Congresso teriam ficado surpresos, segundo o jornal, pelas medidas assinadas por Bolsonaro nesta quarta-feira.

Em entrevista ao Flow Podcast, a ex-candidata presidencial e senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse que o orçamento secreto, pode ser “o maior esquema de corrupção do planeta Terra”, devido à facilidade para a realização de fraudes.

Apoio a Lira

Na última terça-feira (29), os partidos PT, PV, PCdoB e PSB anunciaram apoio à reeleição de Arthur Lira. Somadas, as quatro legendas totalizam 94 deputados em 2023.

Além do PT, PV, PCdoB e PSB, outros dez partidos já registraram apoio a Lira, veja:

  • União Brasil (59 deputados em 2023)

  • PP (47 deputados em 2023)

  • Republicanos (41 deputados em 2023)

  • PDT (17 deputados em 2023)

  • Podemos (12 deputados em 2023)

  • PSC (6 deputados em 2023)

  • Patriota (4 deputados em 2023)

  • Solidariedade (4 deputados em 2023)

  • PROS (3 deputados em 2023)

  • PTB (1 deputado em 2023)

A presidente do PT Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse nesta quarta-feira que o Partido dos Trabalhadores decidiu apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados por não ter "outra pessoa em condições de fazer a disputa" .

"A decisão se dá dentro de um quadro de correlação de forças. Nós não tínhamos hoje outra pessoa em condições de fazer a disputa pela presidência da Câmara. O PT não colocaria nome e não tinha um outro partido que tivesse uma liderança e que disputaria a Câmara", disse Gleisi em entrevista à GloboNews.

A eleição acontece em fevereiro de 2023, para um mandato de dois anos. Para vencer, é necessário ter o apoio da maioria absoluta dos votantes, desde que haja um quórum mínimo de 257 deputados.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!