Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD
Jorge William/Agência O Globo - 29.03.2022
Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD

Nesta terça-feira (8), a presidente do PT , Gleisi Hoffmann , comunicou que o PSD foi convidado para fazer parte da equipe de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sigla liderada por Gilberto Kassab também recebeu o convite para participar do conselho político que vai ser feito.

Em publicação feita em seu perfil nas redes sociais, a petista relatou que teve uma excelente conversa com Kassab. Na reunião, Gleisi confirmou que formalizou o convite para que o partido esteja na transição.

“O deputado Antônio Brito foi indicado para compor o Conselho. Mais tarde o PSD indicará os membros que integrarão o governo de transição”, postou Hoffmann.

Na segunda (7), Kassab deu entrevista para a GloboNews e garantiu que dará “voto de confiança” ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na avaliação dele, outros partidos precisam seguir o mesmo caminho.

“O PSD, que tem em seu âmbito interno diversas lideranças que já apoiaram Lula, entende que esse voto de confiança para dar governabilidade ao governo dele [Lula] é muito importante que seja dado por alguns partidos, e o PSD será um desses. Vamos dar esse voto de confiança depois da discussão dentro do partido para que possamos, através dessa governabilidade, dar condições para o PT apresentar e implantar suas políticas públicas, o seu programa”, comentou.

PT também convidou o MDB

PT também convidou o MDB para fazer parte da equipe de transição. O comunicado da deputada federal foi feita ao lado do presidente nacional emedebista, Baleia Rossi, após reunião na Câmara dos Deputados.

A direção do Partido dos Trabalhadores também está conversando com o PSD, de Gilberto Kassab, e o União Brasil, de Luciano Bivar. O principal objetivo do futuro governo é formalizar alianças com siglas que não estiveram ao lado do petista durante as eleições 2022.

“Gostaríamos muito que o MDB participasse desse conselho político do governo de transição para a gente discutir as questões programáticas, o que vem pela frente, as dificuldades que podemos ter”, falou Gleisi Hoffmann.

Baleia Rossi agradeceu o convite e revelou que conversará com líderes do MDB para saber se o partido irá participar da transição. Ele relatou que enxerga “espírito colaborativo” por parte da legenda.

“É uma decisão que não vou tomar sozinho. O MDB tem muitos líderes, vou conversar com cada um deles. Mas posso adiantar que vejo no partido um espírito colaborativo”, afirmou. “Acredito que até amanhã teremos essa definição”, completou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!