Apoio de Simone à Lula surte efeito, enquanto votos de Ciro devem ser transferidos para Bolsonaro
Reproducao: Facebook
Apoio de Simone à Lula surte efeito, enquanto votos de Ciro devem ser transferidos para Bolsonaro

Na reta final das eleições, os candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) correm contra o tempo para garantir votos de adversários e dos que não foram votar no primeiro turno. Dados da pesquisa Atlas, divulgada nesta quinta-feira (13), mostra que os apoios dados não estão surtindo tanto efeito na prática para a campanha petista, enquanto Bolsonaro tem alavancado votos dos indecisos.

Segundo o levantamento, Lula deve herdar 54,2% dos votos de Simone Tebet (MDB) – que declarou apoio ao petista no segundo turno – enquanto o atual chefe do Planalto deve conquistar 29,2%. Já outros 16,5% votantes da senadora disseram que vão anular seus votos.

Quando colocado os votantes de Ciro Gomes (PDT), a campanha petista apresenta saldo negativo. Mesmo com apoio do partido e um vídeo de Ciro chancelando o voto no ex-presidente, 53,9% dos apoiadores do pedetista devem optar por Jair Bolsonaro no segundo turno. Outros 39,1% prometem votar em Lula e 7% pretendem anular seus votos.

Ambos os candidatos perderam intenções de votos entre os seus próprios votantes. Dos entrevistados que votaram em Lula no primeiro turno, 2,6% disseram que devem anular no segundo. Já Bolsonaro deve perder 1,8% dos votos, segundo a Atlas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Conquista dos indecisos

As campanhas de Lula e Bolsonaro tem buscado investir na conquista de votos dos eleitores indecisos e aqueles que votaram branco e nulo no primeiro turno. Uma das alternativas usadas pelos candidatos é aumentar a rejeição um do outro. Nesse quesito, Bolsonaro se destaca, de acordo com a Atlas.

O candidato do PL conta com 33,7% das intenções de voto daqueles que votaram branco e nulo na primeira etapa do pleito, enquanto Lula conta com 25% da preferência dos eleitores. Outros 41,2% disseram que vão manter seus votos.

Já entre os que se abstiveram, Bolsonaro possui 52,8% das intenções de voto, enquanto Lula tem 37,9%. Os que devem anular o voto ou manter a abstenção representa 9% dos entrevistados.

A pesquisa Atlas ouviu 4.500 eleitores em 1.483 municípios entre os dias 8 e 12 de outubro. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!