Haddad e Tarcísio vão para o segundo turno em SP
Montagem
Haddad e Tarcísio vão para o segundo turno em SP

Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (PSDB) vão disputar o segundo turno ao governo de São Paulo. Neste domingo (2), o ex-ministro da Infraestrutura surpreendeu, freou o crescimento de Rodrigo Garcia (PSDB) e superou o petista, garantindo a primeira colocação.

De acordo com as informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com 100% das urnas apuradas, Tarcísio de Freitas ficou com 42,32%, Haddad conquistou 35,70% dos votos e Rodrigo Garcia recebeu 18,40%.

As pesquisas eleitorais mostraram ao longo da campanha o petista em primeiro lugar, até por ser o mais conhecido, já que foi prefeito de São Paulo e candidato à Presidência da República, além de ter o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao longo da disputa, ele conseguiu se manter no topo, mas não se consolidou nesta posição no primeiro turno.

Já Rodrigo, mesmo sendo o atual governador, era pouco conhecido pelo eleitor. Com o início da propaganda eleitoral, o chefe do executivo paulista apresentou suas ações no governo, explicou quais seus projetos para o estado, caso seja reeleito, e se colocou como uma opção independente. Pouco a pouco, ele foi crescendo, mas não conseguiu superar Tarcísio.

O ex-ministro da Infraestrutura também era pouco conhecido do eleitorado. Por conta disso, ele passou a exibir o seu currículo e colou sua imagem ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele passou a campanha inteira em segundo lugar e conseguiu ficar em primeiro, superando Haddad.

Confira os números:

  1. Tarcísio de Freitas (Republicanos): 42,32%
  2. Fernando Haddad (PT): 35,70%
  3. Rodrigo Garcia (PSDB): 18,40%
  4. Vinicius Poit (Novo): 1,67%
  5. Elvis Cezar (PDT): 1,21%
  6. Carol Vigliar (UP): 0,38%
  7. Gabriel Colombo (PCO): 0,20%
  8. Altino (PSTU): 0,06%

Senado

O ex-ministro Marcos Pontes (PL) recebeu o apoio do presidente Bolsonaro e conseguiu ficar em primeiro lugar, sendo eleito o novo senador do estado paulista com 49,68%. Nas pesquisas de intenções de votos, como Datafolha e Ipec, ele aparecia na segunda colocação atrás de Márcio França (PSB).

O ex-governador de São Paulo não conseguiu manter o seu favoritismo e ocupou a segunda colocação, mesmo sendo apoiado por Lula, Haddad e Geraldo Alckmin (PSB). França fechou com 36,27%.

Confira os números:

  1. Astronauta Marcos Pontes (PL): 49,68%
  2. Márcio França (PSB): 36,27%
  3. Edson Aparecido (MDB): 7,67%
  4. Janaina Paschoal (PRTB): 2,07%
  5. Ricardo Mellão (Novo): 1,44%
  6. Vivian Mendes (UP): 1,30%
  7. Aldo Rebelo (PDT): 1,07%
  8. Prof Tito Bellini (PCB): 0,28%

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!