Capitão Contar e Eduardo Riedel.
Reprodução/ Youtube Capitão Contar | Reprodução/ Facebook Eduardo Riedel 02.10.2022
Capitão Contar e Eduardo Riedel.

O governo do estado do Mato Grosso do Sul (MS) será decidido no segundo turno, contudo, diferente do que apontavam as pesquisas de intenção de votos, a disputa será entre os candidatos Capitão Contar (PTRB),  que teve 26,71% do total de votos, e Eduardo Riedel (PSDB) , que somou 25,16% de votos, com 100% das urnas apuradas, segundo o o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ex-governador André Puccinelli tentava o terceiro mandato como governador e aparecia em primeiro lugar nas pesquisas, mas encerrou a votação em terceiro lugar, com 17,18%.

Os outros candidatos que não seguiram na disputa são: Rose Modesto (União Brasil) (12,42%), Giselle Marques (PT) (9,42%), Marquinhos Trad (PSD) (8,68%),  Adonis Marcos (Psol) (0,23%) e Magno Souza (PCO) (0,20%). Brancos e nulos somaram 7,36%.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a declarar apoio público ao Capitão Contar, que foi eleito deputado estadual em 2018, durante o último debate presidencial da Rede Globo, no dia 29 de setembro, o que pode ter ajudado o candidato a alavancar seus votos durante o primeiro turno.

O segundo colocado, Riedel, foi secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, entre os mandatos do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) , além de secretário estadual de Infraestrutura, na mesma gestão. É a primeira vez que ele se candidata ao governo do estado.

Senado

Tereza Cristina deixou o Ministério da Agricultura para concorrer ao Senado.
José Cruz/Agência Brasil
Tereza Cristina deixou o Ministério da Agricultura para concorrer ao Senado.


A ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP) , levou a única vaga ao Senado reservada para o Mato Grosso do Sul. De acordo com o TSE, a candidata ganhou a disputa com 60,85% dos votos totais. O  ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) , ficou em segundo lugar (15,12%),  Tiago Botelho (PT)  em terceiro (13,07%) e Juiz Odilon (PSD) em quarto lugar (10,73%).

Os demais candidatos não pontuaram mais que 1%. Brancos e nulos somaram 12,24%.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!