Declarações de Bolsonaro contra as urnas são vistas com preocupação pelos brasileiros, diz Datafolha
Reprodução/TV Brasil
Declarações de Bolsonaro contra as urnas são vistas com preocupação pelos brasileiros, diz Datafolha

As  declarações sem comprovação do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eleitoral é visto com preocupação pela maioria dos brasileiros, de acordo com última pesquisa Datafolha , que acreditam que as ameaças às urnas eletrônicas devem ser levadas a sério pelas instituições. 

Segundo os dados, o mesmo grupo, no entanto, não enxerga o mandatário dando um golpe.

Para 56% dos entrevistados, Bolsonaro realmente fala sério quando ataca o sistema eleitoral e os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por exemplo. Outros 36% acreditam que as declarações não trarão consequências, e 8% não souberam avaliar.

A preocupação com um golpe tende a aumentar entre os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário e quem aparece liderando as últimas pesquisas de intenção de voto . Entre esse grupo, 61% veem as declarações do chefe do Executivo como algo sério, enquanto 33% acham que não.

Já entre a parcela que pretende votar em Bolsonaro, nada menos que 50% consideram as ameaças algo que merece atenção, enquanto 40% descartam a ideia. Entre os bolsonaristas, 90% não acreditam no golpe, e apenas 6% veem o presidente fazendo algo.

A maioria do eleitorado lulista (58%), por outro lado, crê em um golpe e 35% descartam.

De maneira geral, ao serem questionados pelo instituto, os entrevistados não acreditam na possibilidade de um golpe por parte de Bolsonaro. Entre os brasileiros ouvidos, 56% afirmam não ver chance de isso acontecer, enquanto 37% acham que o atual presidente pode levar as ameaças adiante.

Para realizar a pesquisa, o instituto ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país entre quarta (27) e quinta (28). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01192/2022.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!