Datafolha aponta que Bolsonaro tem 55% de rejeição
Isac Nóbrega/PR
Datafolha aponta que Bolsonaro tem 55% de rejeição


A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 55% de rejeição, seguido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 35%. Cada entrevistado pode escolher mais de um candidato no levantamento.

Confira o índice de rejeição de todos os pré-candidatos:

- Jair Bolsonaro (PL) - 55%
- Lula (PT) - 35%
- Ciro Gomes (PDT) - 24%
- General Santos Cruz (Podemos) - 18%
- Vera Lucia (PSTU) - 16%
- Eymael (DC) - 16%
- Luciano Bivar (União) - 16%
- Pablo Marçal (PROS) - 15%
- Felipe D'Ávila (Novo) - 15%
- Sofia Manzano (PCB) - 15%
- Simone Tebet (MDB) - 14%
- André Janones (Avante) - 14%
- Leonardo Péricles (UP) - 14%
- Não rejeita nenhum - 2%
- Não votaria em nenhum - 1%
- Não sabe - 2%

O Datafolha entrevistou, nesta quarta e quinta-feira, 2.556 eleitores em 181 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09088/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%.

Histórico

Bolsonaro já apresentava o maior índice de rejeição entre todos os candidatos na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no fim de maio. Na ocasião, 54% dos eleitores afirmavam que não votariam nele de jeito nenhum, o que indica oscilação dentro da margem de erro.


Apesar da liderança de Bolsonaro no ranking de rejeição, o desempenho atual é melhor do que o registrado em levantamentos anteriores, quando a marca negativa chegou a atingir 60%.

Em maio, Lula aparecia em segundo lugar com uma rejeição de 33%, valor que também oscilou para cima, embora ainda dentro da margem de erro. Na sequência, vinham o ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT), com 19%; o general Carlos Alberto dos Santos Cruz (Podemos), com 11%; Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC) e Luciano Bivar (União) com 10% cada; e Pablo Marçal (Pros), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Felipe d'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP), que tinham 8% cada.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!