Senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG)
Agência Senado
Senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o compromisso com a democracia “não se faz sem o absoluto respeito ao Poder Judiciário”. A declaração, dada nesta quinta-feira, acontece em meio a mais um episódio de tensão entre o  presidente Jair Bolsonaro (PL) e o Supremo Tribunal Federal. 

"Sempre quero deixar claro o nosso compromisso com a democracia, com o estado de direito. E esse compromisso, definitivamente, não se faz sem o absoluto respeito ao Poder Judiciário, e é o que aqui eu gostaria de externar", afirmou Pacheco, em um evento do Conselho da Justiça Federal (CJF). 

Na noite de terça-feira, Bolsonaro apresentou uma notícia-crime contra o ministro do Supremo Alexandre de Moraes , relator de investigações na Corte que miram o presidente. A ação foi rejeitada por outro magistrado da Corte, Dias Toffoli, o que fez o titular do Planalto recorrer à Procuradoria-Geral da República (PGR) para mover o mesmo processo contra Moraes. 

Na quarta-feira, Pacheco chamou o episódio de uma “anormalidade institucional”. Cada vez mais o presidente do Senado tem feito afirmações mais incisivas a respeito das declarações e conduta de Bolsonaro. 

Pacheco já descreveu os ataques do presidente sobre a lisura das eleições como “questionamentos sem lastro probatório ou legitimidade”. O senador também chamou de “anomalias graves” as manifestações que contaram com a presença de Bolsonaro e que pediram o fechamento do Supremo e intervenção militar.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!