A pequisa eleitoral Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11), aponta que em um cenário de primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 46% das intenções de voto nas eleições de outubro, e Jair Bolsonaro (PL), 29%.
A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Foram ouvidas 2 mil pessoas maiores de 16 anos entre 5 e 8 de maio nos 26 estados e no Distrito Federal.
O cenário considerado para o primeiro turno tem, além dos dois candidatos, Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Felipe D'Ávila (Novo) e Luciano Bivar (União Brasil).
Confira os percentuais:
- Lula (PT): 46%
- Bolsonaro (PL): 29%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- João Doria (PSDB): 3%
- André Janones (Avante): 3%
- Simone Tebet (MDB): 1%
- Felipe D'Ávila (Novo): 1%
- Luciano Bivar (União Brasil): 0%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 6%
- Não sabe: 3%
Neste cenário, há a possibilidade de Lula vencer ainda no primeiro turno, mas dentro da margem de erro. O ex-presidente lidera nas regiões nordeste, sudeste, norte e sul. No centro-oeste, no entanto, Bolsonaro aparece com larga vantagem.
Entre as mulheres, 51% dizem votar em Lula no 1º turno; 22% mostram preferência por Jair Bolsonaro. Entre os homens a diferença é menor: 42% ante 38%.
Em um eventual 2º turno, Lula aparece como vencedor contra Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet. Contra o atual presidente, a estimativa é de 54% contra 34%; diante do candidato do PDT, de 53% contra 24%. A diferença maior seria entre Lula e a senadora do MDB: 58% a 17% - nesse cenário, brancos e nulos chegam a 22%.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.