PT oficializa indicação de Alckmin para vice de Lula
Reprodução: twitter - 13/04/2022
PT oficializa indicação de Alckmin para vice de Lula

O diretório nacional do PT aprovou nesta quarta-feira a indicação do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) para ser vice na chapa de  Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais deste ano. Correntes de esquerda da legenda se opuseram à união, mas foram derrotadas pela maioria. O placar final foi 68 votos a favor, e 16 contrários.

A indicação ainda terá que ser referendada no encontro nacional do PT, marcado para para os dias 4 e 5 de junho. Mas mesmo os petistas que se mobilizaram contra Alckmin reconhecem que a questão está praticamente liquidada.

Alckmin foi filiado ao PSDB por 33 anos. Governou São Paulo por quatro mandatos com forte oposição do PT. Na eleição presidencial de 2006, foi adversário de Lula e acabou derrotado no segundo turno.

O diretório nacional do PT aprovou também nesta quarta-feira o estatuto e a carta programa da federação, que será formada com o PCdoB e com o PV.

O PSB apresentou formalmente ao PT a indicação de Alckmin para vice de Lula na última sexta-feira. O partido aliado quer participar na formulação do programa de governo.

No dia 7 de maio, será realizado um ato, no Anhembi, em São Paulo, para lançamento da pré-candidatura de Lula. A ideia é reunir representantes das duas federações partidárias que apoiarão a chapa, uma formada por PT, PCdoB e PV e outra por Rede e PSOL, e dos partidos aliados, PSB e Solidariedade.

A chapa só passa a valer oficialmente, no entanto, após a convenção dos partidos, que devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, e o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!