Circula nas redes sociais, vídeo em que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) supostamente se refere a negros como 'vagabundos'. É #FAKE. O vídeo, na verdade, foi editado de uma entrevista maior dada pelo político em 2021 a um site.
Trata-se de um recorte de 10 segundos da fala do ex-presidente. "Os negros não foram libertados para virar cidadãos ou cidadãs. Eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos", diz o petista no trecho da entrevista concedida ao site Diário do Centro do Mundo, em abril de 2021.
Ao escutar a fala na íntegra, no entanto, é possível entender que Lula se referia ao que chama de pensamento da "classe dominante originária do escravagismo". A frase editada, portanto, não dizia respeito as suas próprias ideias.
Aproximadamente ao minuto 29, Lula diz:
— Aqui no Brasil tem uma classe, que é originária do escravagismo nesse país, que acha que é o seguinte: só tem de ter 30% da população que come, que viaja, que vai para Miami, que vai para Bariloche, que vai ver museu na Europa. O restante tem de se lascar. Desde a Proclamação da República, desde o fim da escravidão, que eles pensam assim: os negros não foram libertados para virar cidadãos ou cidadãs. Eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos, que é assim que a elite tratava eles. E continua tratando até hoje. Então, fico me perguntando como é que a gente vai se revelar enquanto seres humanos e não aceitar mais isso?
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.