Joe Biden em pronunciamento na Casa Branca
Reprodução/O Globo
Joe Biden em pronunciamento na Casa Branca

Para o governo dos Estados Unidos, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia deve se intensificar. A gestão americans acredita que o exército russo pode até usar "armas químicas" .


“Todos nós devemos estar atentos para que a Rússia possivelmente use armas químicas ou biológicas na Ucrânia, ou crie uma operação de bandeira falsa usando-as. É um padrão claro”, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, nesta quarta-feira (9).


A Rússia nega qualquer plano do tipo e afirma que os Estados Unidos estariam financiando laboratórios situados na Ucrânia para possibilitar a criação de armas químicas. Os Estados Unidos também negam.


Segundo o site Metrópoles, foi a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) que fez o alerta à Casa Branca. Após um monitoramento, eles identificaram que a violência no território ucraniano pode aumentar nas próximas semanas.


Rússia e Ucrânia brigam, entre outros motivos, porque o governo de Vladimir Putin não aceita o interesse dos ucranianos em fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar do Ocidente. A Otan foi criada para se opor à hoje extinta União Soviética, bloco socialista do qual Rússia e Ucrânia faziam parte.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários