Post de Renan Santos com foto antiga da Ucrânia
Reprodução
Post de Renan Santos com foto antiga da Ucrânia

O coordenador nacional do MBL, Renan Santos, publicou em suas redes sociais uma foto de 2016 como se fosse da atual guerra do país com a Rússia. A dupla anunciou que foi para perto da zona de conflito reportar os acontecimentos e para se contrapor a postura de "neutralidade" do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele e o deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val (Podemos-SP) estão na Eslováquia perto da fronteira com a Ucrânia em busca de reportarem o que está acontecendo por lá.

Na imagem duas crianças aparecem fazendo continência a soldados ucranianos passando em tanques de guerra.

Entretanto, a agência de notícias Reuters checou a imagem e descobriu que ela foi feita pelo fotógrafo ucraniano Dmitry Muravsky e publicada em um álbum chamado de "Children of War" ("Filhos da guerra") em março de 2016. A foto chegou a ser compartilhada pela página no Facebook do Ministério da Defesa da Ucrânia no mesmo ano.

O Instagram sinalizou a publicação com um alerta de “falta de contexto”, explicando que verificadores de fatos confirmaram que a imagem não é da atual guerra entre a Ucrânia e Rússia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários