Pesquisa: Supremo Tribunal Federal é reprovado por 34% dos brasileiros
Reprodução/Flickr
Pesquisa: Supremo Tribunal Federal é reprovado por 34% dos brasileiros

O instituto Datafolha divulgou, nesta sexta-feira (24), uma pesquisa referente a avaliação dos brasileiros sobre o trabalho dos ministros do  Supremo Tribunal Federal (STF). A maioria - ou 37% da população - considera o trabalho dos magistrados como regular.

Entre aqueles que veem o trabalho da Suprema Corte como bom ou ótimo, somam-se 23%. Já aqueles que discordam das decisões e desaprovam os juízes, são 34% da população. Outros 6% não sabem ou não responderam.

A parte do eleitorado que possui a maior reprovação aos ministros são aqueles que pretendem votar no presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Destes, apenas 12% - ou um em cada dez - aprovam as decisões dos ministros do STF. A rejeição entre os bolsonaristas atingiu 57%.

Os brasileiros que pretendem votar no ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) possuem uma 'repulsa' menor à corte. Destes, 30% veem com bons olhos o trabalho da corte e 24% desaprovam as decisões dos ministros.

Leia Também

A avaliação geral da mais alta instância do Judiciário permanece desfavorável para a população brasileira. Os índices permaneceram estáveis mesmo após a aprovação de André Mendonça - recente indicação de Bolsonaro para compor o STF - e a 'trégua' do presidente com os magistrados.


O levantamento contou com a participação de 3.666 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 13 a 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários