Raias e tubarões aparecem mortos em mata no litoral de SP
Reprodução/Instituto Biopesca
Raias e tubarões aparecem mortos em mata no litoral de SP

A cidade de  Peruíbe, no litoral de São Paulo, vive um mistério desde a última quinta-feira (23). Isso porque moradores da aldeia indígena Tapirema encontraram, em uma área de mata, dezenas de raias e filhotes de tubarão martelos mortos e jogados pela região.

Awa Tenondegua, cacique da aldeia, explicou que os índios foram surpreendidos pela manhã com um "cheiro forte" e que, após enviar um guerreiro para inspecionar as proximidade, encontrou os animais assassinados.

O poder público foi acionado e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Peruíbe foi contatada - segundo o portal G1 - as 11h30 da manhã. Eduardo Ribas, secretário da pasta, informou que foram encontradas 55 raias e três filhotes de tubarão martelo.

Os motivos da ação não foram identificados, mas Ribas supõe que a hipótese de que os animais encalharam no local de maneira natural é "improvável", pois trata-se de uma área de vegetação - com certa distância da orla.

Rodrigo Valle, coordenador geral do Instituto Biopesca - responsável por realizar o resgate dos animais e a investigação do caso - acredita na possibilidade dos animais terem sido capturados por redes de pesca. A prática geralmente busca capturar camarões e a prática é autorizada se executada de maneira artesanal.


O instituto informou em nota que a espécie das raias é a Rhinoptera bonasus - popularmente conhecida como raia ticonha. Algumas tiveram seu ferrão cortado, o que indica que os animais ainda podem ser comercializados. As marcas nos animais indicam que os cortes foram feitos por algum tipo de lâmina.

Após as investigações, um possível indiciamento será realizado pela Polícia Ambiental.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!