A menos de uma semana para a realização das prévias do PSBD , o clima é de crise no partido, principalmente depois da divulgação de um vídeo que ensina a fraudar o aplicativo usado para a eleição.
Para o governador João Doria (SP) , porém, a campanha segue a todo vapor: nesta terça-feira, ele divulgou um novo vídeo, repleto de memes, em que pede votos, ressalta seus feitos e provoca seu principal adversário para a votação, o também governador Eduardo Leite (RS) . Ex-prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio também está na disputa.
Com referências no futebol, no vôlei, em super-heróis e em desenhos animados, o vídeo de Doria é embalado por um jingle no estilo da ‘pisadinha’. Em diversos momentos, o rosto do governador de São Paulo é ‘encaixado’ em personagens famosos e históricos, como Ayrton Senna nas pistas e até Pelé, no gol de cabeça marcado pelo Rei contra a Itália, na final da Copa do Mundo de 1970. Sobrou até para o meio-campista brasileiro Lucas Paquetá, do Olympique de Lyon, da França. Nesse momento, Doria incorpora o atleta em uma de suas famosas ‘dancinhas’.
Uma das montagens mais provocativas ao adversário Eduardo Leite, porém, é com o desenho animado Papa-Léguas. O governador paulista tem seu rosto colocado na ave, que corre veloz à frente do personagem Coiote, que no vídeo usa a face de Leite. Em outro momento, Doria faz o papel do atleta jamaicano Usain Bolt, que deixa para trás na pista os adversários e chega em primeiro lugar. Entre os outros velocistas, o segundo colocado carrega novamente o rosto do governador do Rio Grande do Sul.
Batizado de “João Doria Disparou”, o jingle volta a atrelar a imagem de Doria ao início da vacinação contra a Covid-19 e, com linguagem popular, congrega a “tucanada” a votar junta nas prévias do PSDB.
“Tamo junto, tucanada! É João Doria nas prévias! O homem disparou! É João Doria trabalhando, os contra falando e Deus abençoando. Nunca foi sorte, sempre foi trabalho!”, dizem as primeiras palavras do vídeo.
“E tamo junto, alô, meu povo! / Doria tá disparado e vai ganhar de novo / João Doria disparou, disparou, disparou / João Doria disparou, disparou, disparou / Ele é querido, atencioso e trouxe a vacina para o nosso povo / João Doria disparou, disparou, disparou / João Doria disparou, disparou, disparou”, canta a letra nos primeiros segundos da música.
Uma imagem em especial chama atenção no vídeo do tucano, usando um gol de cabeça de Pelé na Copa da 1970. Doria coloca a mesma imagem usada por Celso Russomano (Republicanos) num vídeo promocional na campanha para a prefeitura de São Paulo, em 2020. Na imagem do ex-concorrente do tucano, era Russomano quem fazia as vezes de Pelé. A versão das prévias do PSDB usa o rosto de Doria.