Luiz Henrique Mandetta avaliava concorrer pela Presidência, mas optou pelas eleições regionais
Jefferson Rudy/ Agência Senado
Luiz Henrique Mandetta avaliava concorrer pela Presidência, mas optou pelas eleições regionais

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, do União Brasil, avalia disputar uma vaga no Senado pelo Mato Grosso do Sul, seu estado, em 2022. Com a fusão do DEM com o PSL, a avaliação de seus aliados é que um eventual projeto para a Presidência da República ganhou obstáculos e que seria melhor ele se concentrar em uma disputa regional.

O problema, porém, é que a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina, antes do DEM e, agora, do União Brasil, é tida como favorita para o Senado pelos políticos do estado. Com convites do Republicanos, PP e PL para se filiar, ela aguarda a definição sobre o futuro partidário de Jair Bolsonaro para definir para qual partido irá.

O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), deve sair como candidato a governador. Reeleito em primeiro turno na Prefeitura em 2020, Trad é tido como um candidato forte em pesquisas internas de seu partido. Hoje, seu entorno defende que ele componha uma chapa com Tereza Cristina.

Cristina é ainda disputada também por outro pré-candidato: o secretário de estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, do PSDB, nome de Reinaldo Azambuja, atual governador. Nesse cenário, Mandetta ainda precisa demonstrar a viabilidade de seu nome ao Senado para conseguir uma aliança com um dos candidatos a governador.

Há ainda dois outros possíveis candidatos a governador: André Puccinelli (MDB), que já ocupou o cargo, e Rose Modesto (PSDB). Modesto pode se candidatar tanto ao governo quanto ao Senado e estava negociando uma candidatura no PSL, que agora se fundiu ao DEM.

Procurado, Mandetta, que era originalmente do DEM, diz que é cedo para definir sua candidatura e que está concentrado em ajudar o partido em seu projeto de fusão. Ele diz que só irá bater o martelo sobre qual vaga irá disputar em abril de 2022, prazo máximo dado pela Justiça Eleitoral:

"A política em época de eleição vai utilizar ao máximo seus prazos. A filiação partidária é até 3 de abril."

Como integrante do diretório do União Brasil no Mato Grosso do Sul, ele disse que irá conversar com Rose Modesto para entender seus planos e que os candidatos que serão apoiados pelo partido ainda não estão definidos.



Em conversa recente com aliados em Campo Grande, Mandetta disse que a única possibilidade que não considera é a de concorrer a deputado federal. Ele ocupou o cargo de 2011 a 2019. Sem mandato, ocupou o cargo de ministro da Saúde do governo Bolsonaro por pouco mais de um ano.

Drop here!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!