Senadores entregam relatório final da CPI da Covid ao presidente da Casa
Reprodução
Senadores entregam relatório final da CPI da Covid ao presidente da Casa

Senadores da CPI da Covid entregaram nesta quarta-feira uma cópia do  relatório final do colegiado ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante sessão no plenário da Casa. Pacheco não se manifestou sobre o conteúdo do parecer, que, além de pedidos de indiciamento, possui sugestões de projetos de lei para tramitar no Congresso.

Antes da entrega do relatório, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Omar Aziz (PSD-AM), cobrou o procurador-geral da República, Augusto Aras, a se manifestar sobre as acusações inseridas no relatório, que envolvem o presidente da República, Jair Bolsonaro, e ministros de Estado .

"Esperamos, como eu disse ao Dr. Aras, que ele tenha compromisso com a nação: 600 mil vidas não podem ser engavetadas. Qualquer que seja o argumento, nós estaremos discutindo publicamente. Os documentos sigilosos são comprometedores e serão disponibilizados para que possam continuar a investigação. Não queremos vingança, volto a repetir, queremos justiça."

Mais cedo, os parlamentares entregaram o material pessoalmente à  Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Nos próximos dias, eles devem fazer o mesmo em outras instâncias, como a Procuradoria-Geral do Distrito Federal, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Além disso, senadores têm intenção de compartilhar o material com cortes internacionais, entre elas o Tribunal Penal Internacional (TPI). Essa etapa deve demorar mais, pois depende de uma tradução juramentada do relatório final, o que o Senado tem até um mês para concluir.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que já pediu audiência com representantes de tribunais e outras instituições fora do país, mas ainda não obteve resposta. Ele quer se reunir com a alta-comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!