Marina Silva declara apoio a Freixo ao governo do estado do Rio de Janeiro
Reprodução
Marina Silva declara apoio a Freixo ao governo do estado do Rio de Janeiro

A ex-senadora Marina Silva declarou nesta quinta-feira seu apoio a Marcelo Freixo (PSB-RJ) , pré-candidato ao governo do Rio na eleição do ano que vem. Junto com a ex-ministra do Meio Ambiente, a candidatura do deputado federal passa também a ser endossada pela Rede. Segundo Marina, a aliança faz parte de um processo de diálogo com o PSB e outros partidos em busca de propostas mais sustentáveis para o estado. 

 "Manifestar apoio à pré-candidatura de Marcelo Freixo no Rio de Janeiro é iniciar um processo de diálogo com o PSB e outros partidos para a articulação e formulação de um programa com propostas para melhorar o estado do Rio de Janeiro e resgatar a capacidade das pessoas em sonhar com uma sociedade mais justa, próspera, democrática, diversa e sustentável", afirma. 

Com o apoio de Marina, a Rede e setores do PV vão assumir o programa de meio ambiente e desenvolvimento para a pré-candidatura de Freixo. Segundo o deputado, o objetivo é criar um modelo de desenvolvimento para o estado que possa atrair investimentos internacionais.  

"Isso não é só uma pasta do meio ambiente, isso é um modelo de desenvolvimento que pense em emprego e que pense em renda a partir de um lugar melhor para se viver. Já me reuni com alguns setores responsáveis de reflorestamento que acham que o Rio de Janeiro pode ser pioneiro e parceiro de países como Noruega e Alemanha. Isso pode ser um ativo financeiro para o Rio", explica Freixo.

Entre as propostas pensadas para isso também estão a despoluição da Baia de Guanabara, projeto discutido há anos no estado, e o investimento no Interior do Rio.

Com o endosso de Marina Silva, o deputado passa a ter a seu lado nomes como o de Heloísa Helena, presidente nacional da Rede, Eduardo Bandeira de Mello, que foi presidente do Flamengo e ex-candidato à prefeitura do Rio em 2020, e Andrea Gouvêa Vieira, ex-vereadora na cidade. 

"Neste momento da história brasileira é muito importante que tenhamos pessoas e instituições com coragem e comprometidas em melhorar as condições de vida da sociedade. A Rede Sustentabilidade, mesmo com pouca estrutura, tem dado uma contribuição significativa para frear retrocessos e conquistar avanços nas mais diversas áreas da ação pública e das dinâmicas sociais", diz Marina.  

Heloisa Helena afirma que a candidatura de Freixo ao governo do estado pode ajudar a sanar problemas estruturais da cidade: 

"O Rio é pra mim um estado irmão, que mesmo à distância amamos muito e nos preocupamos demais com ele. Contemplei sua beleza e imensidão no pôr do sol e chorei muito por sua violência e vulnerabilidade econômica e social. A candidatura do Freixo é um bálsamo nas muitas feridas abertas e com certeza ele está à altura da tarefa histórica que tem nas mãos e no coração."

Diálogo amplo

Nos últimos meses, desde que anunciou sua intenção para concorrer ao Palácio Guanabara, Freixo se movimenta para atrair o apoio de partidos de diferentes espectros da política. O deputado se aproximou do PT pouco após sua desfiliação do PSOL, que deu a ele uma liberdade maior para negociar com outras legendas. 

Ele tem feito também gestos ao centro: recentemente se reuniu com o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, partido do prefeito carioca Eduardo Paes, visto uma carta trunfo para a corrida a governador do Rio. Além disso, Freixo mantém conversas com líderes do PP, partido que, com um peso forte na Baixada Fluminense, está hoje ao lado do presidente Jair Bolsonaro e do governador do Rio, Cláudio Castro (PL).


Além disso, o pré-candidato do PSB montou uma equipe com nomes como os do economista André Lara Resende, do ex-ministro Raul Jungmann, e do marqueteiro Renato Pereira, que atuou em campanhas do MDB fluminense, como de Paes e dos ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários