Jair Bolsonaro (sem partido)
Reprodução
Jair Bolsonaro (sem partido)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que o Brasil vive "momentos não muito tranquilos", mas disse que "uma das poucas coisas" que lhe conforta é o Exército. Bolsonaro também elogiou o Alto Comando do Exército, que ele classificou como "dedicado e preocupado com o futuro da nossa pátria".

As declarações foram dirigidas a militares, durante discurso em cerimônia de troca de comando do Comando de Operações Especiais, em Goiânia (GO).

"Uma das poucas coisas que me conforta, como presidente da República, é saber que vocês existem, que vocês estão aí lado da lei, da ordem e da defesa da nossa liberdade. O Brasil vive momentos não muito tranquilos, mas a certeza da existência daqueles que tem acima de tudo a sua pátria conforta toda a nossa nação", disse o presidente.

A fala sobre "momentos não muito tranquilos" ocorre em meio a uma crise entre o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro critica uma série de decisões da Corte, como a inclusão dele em um inquérito que investiga fake news e ataques ao tribunal, e já disse que pode atuar fora da Constituição par reagir a elas.

Na semana passada, o presidente apresentou um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. O pedido foi rejeitado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decisão criticada por Bolsonaro.

Você viu?

Na cerimônia, Bolsonaro também fez uma rara referência direta ao Alto Comando do Exército:

"Cada vez mais posso dizer a vocês que muito me orgulha em ser o comandante de todos vocês. E ter um Alto Comando realmente dedicado e preocupado com o futuro da nossa pátria"

O presidente ainda falou na defesa da Constituição: "Não temos vaidade, ambições ou sede do poder. Mas temos uma inabalável vontade e disposição para que a nossa Constituição, a nossa democracia e a nossa liberdade sejam mantidas a qualquer preço".

Bolsonaro estava acompanhado do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que é general da ativa e hoje ocupa o cargo de Secretário de Estudos Estratégicos, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), vinculada à Presidência.

Também compareceram ao evento os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral) e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), além do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!