Bolsonaro é o usuário do Facebook que promoveu mais engajamento falando sobre medicamentos ineficazes  para tratar Covid-19, como a cloroquina e a ivermectina
O Antagonista
Bolsonaro é o usuário do Facebook que promoveu mais engajamento falando sobre medicamentos ineficazes para tratar Covid-19, como a cloroquina e a ivermectina

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o maior influenciador digital da cloroquina no Facebook em todo o mundo. Nenhum usuário da plataforma alcançou tanto engajamento ao falar do remédio — comprovadamente ineficaz para o tratamento da Covid . Segundo levantamento do Estadão com base na ferramenta C rowdTangle, as postagens do chefe de estado geraram 11 milhões de interações e 1,7 milhão de compartilhamentos na rede social.

No ranking do engajamento mundial sobre a cloroquina, Bolsonaro ficou à frente de  Donald Trump (1,1 milhão de interações) e até da OMS (Organização Mundial da Saúde) (491 mil). A análise mostra, ainda, que apenas menos de 1% das reações às postagens do presidente foram negativas.

Bolsonaro também figura entre os líderes de políticos que promoveram maior engajamento sobre outros medicamentos sem eficácia comprovada contra Covid-19, como ivermectina (157 mil interações) ; azitromicina (750 mil) e nitazoxanida (231 mil).

O governo federal é investigado pela CPI da Covid — que afirma existir um  “gabinete paralelo” que assessorou Bolsonaro durante a pandemia, formado por entusiastas da cloroquina e da tese da imunidade de rebanho.

Hoje, o Brasil é um dos dez países do mundo com maior mortalidade per capita por Covid-19 em todo mundo. Ao todo, 473 mil pessoas já perderam a vida em decorrência da doença.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!