Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro
Sérgio Lima/Poder360
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro , se reunirá na tarde desta quarta-feira (05), com o presidente Jair Bolsonaro , no Palácio Laranjeiras. Será o primeiro encontro entre os dois desde a efetivação de Castro no cargo , no último sábado. Oficialmente, trata-se de uma visita de cortesia do presidente ao governador recém-empossado. Secretários próximos a Castro, no entanto, afirmam que a oportunidade será aproveitada para colocar em pauta assuntos de interesse do governo, como Regime de Recuperação Fiscal. Uma possível troca do partido de Castro deve ser debatida.

A comitiva de Bolsonaro deve contar com mais de dez integrantes — entre eles, o vereador Carlos Bolsonaro. A reunião também servirá para apresentar Bolsonaro aos novos secretários , o contador e professor universitário Nelson Rocha, que comandará a Secretaria estadual de Fazenda, e o médico e major do Corpo de Bombeiros Alexandre Chieppe, titular da pasta da Saúde. Os dois foram oficializados no cargo na edição de hoje do Diário Oficial. Os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Defesa, Walter Braga Netto, também devem estar presentes.

Reforma do secretariado mira apoios em 2022

A anunciada dança das cadeiras no secretariado de Castro começou com movimentações que já visam a arregimentar apoios para as eleições de 2022 . A indicação de Chieppe para substituir Carlos Alberto Chaves na pasta da Saúde partiu de integrantes do PP. O partido, representado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), é um dos que mantêm melhor relacionamento com Castro, que conta com o apoio da legenda para uma eventual disputa pela reeleição.

Em meio à pandemia , o comando da Secretaria de Saúde (SES) sela a aliança. O deputado federal Dr. Luizinho (PP) teria referendado o nome de Chieppe, com aprovação direta também do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também do PP. Já Rocha é considerado um “nome técnico” e foi uma escolha pessoal de Castro para o posto. Ele substituirá o economista Guilherme Mercês na Fazenda.

A interlocutores, o governador afirmou que a formação do secretariado tem por objetivo “colocar a sua digital no Palácio Guanabara” e promover um rearranjo de forças na administração, além de buscar a construção de uma frente de centro-direita que o apoie na corrida eleitoral do ano que vem. Prevista para seguir ao longo desta semana, a reforma no alto escalão fluminense mira, além do PP, delimitar e ampliar espaços no governo de siglas como Republicanos, Solidariedade, PL, MDB, PSD e PSL.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!