Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a Cúpula do Clima
Reprodução: iG Minas Gerais
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a Cúpula do Clima

O fato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter sido apenas o 21º líder a discursar na Cúpula do Clima nesta quinta-feira (22) incomodou membros do Palácio do Planalto. As informações são da CNN Brasil.

Segundo interlocutores da presidência, havia a preocupação de que o presidente dos Estados Unidos Joe Biden estivesse presente no momento em que Bolsonaro discursasse - o que não aconteceu.

O democrata deixou a sala alguns discursos antes do brasileiro falar, sendo representado pelo secretário de Estado, Antony Blinken.

Buscando reaproximação nas relações bilaterias com os Estados Unidos , que teve uma mudança delicada, de Trump para Biden , o comandante brasileiro fez referência ao estadunidense no discurso:

"Coincidimos, senhor presidente [Joe Biden], com o seu chamado ao estabelecimento de compromissos ambiciosos”.

Na fala, o presidente Bolsonaro garantiu que o Brasil irá zerar o desmatamento ilegal até 2030, e por conta disso, as emissões de gases poluentes será reduzida em 50% até essa data proposta.

O Brasil foi apenas o 21º país a discursar na Cúpula, ficando atrás de nações como Ilhas Marshall, Bangladesh, Indonésia e Argentina. Nomes esses, citados pelos interlocutores do presidente, de países menos expressivos nas áreas econômicas que ficaram a frente de Bolsonaro.

Ainda segundo os auxiliares do presidente, durante o último final de semana o país foi comunicado que outros países passariam à frente no discurso, sem qualquer justificativa.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!