O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) acatou ao pedido de exoneração do secretário municipal de Habitação, Fábio Dalmasso, registrado no quarta-feira (13). A demissão foi publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (14). Dalmasso foi condenado e cumpriu pena por crime contra a fé pública , ao falsificar a assinatura da própria mãe em um cheque. O vice-prefeito Nilton Caldeira assume a pasta.
A decisão foi tomada após reportagem do RJ2 expor as contravenções de Dalmasso. Os problemas envolvendo Fábio foram identificados pela imprensa antes de serem detectados pela recém-criada secretaria de Integridade Publica, comandada pelo secretario Marcelo Calero. Um dos requesitos para ocupar cargos comissionados é não ter condenação em segunda instância .
“Tem regra, tem que ser cumprida. Lamento, desconhecia o trânsito em julgado. Mas tá na regra, por isso é importante estabelecer regras de integridade. Importante papel da imprensa apontando que a regra não estava sendo cumprida. [...] Que bom que ele pediu para não ser mais secretário”, disse Paes ao comentar o caso.
Foi o sócio de Dalmasso em uma empresa que procurou a polícia. Ele chegou a negar a falsificação confirmada por perícia. Ele foi condenado a dois anos de prisão, pena revertida no pagamento de cestas básicas e serviços comunitários. Em 2016, a sentença foi confirmada em segunda instância.