Celso Russomanno é candidato à Prefeitura de São Paulo pelo Republicanos.
André Dusek/AE
Celso Russomanno é candidato à Prefeitura de São Paulo pelo Republicanos.

O juiz eleitoral Marco Antonio Martin decidiu, nesta quarta-feira (11), manter suspensa a divulgação da última pesquisa Datafolha para a prefeitura de São Paulo , feita em parceria com a TV Globo. A decisão aconteceu a pedido da coligação do candidato Celso Russomanno (Republicanos) . O instituto de pesquisas deve recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O levantamento do Datafolha seria divulgado hoje.

Na decisão que estabeleceu a suspensão, divulgada na última terça-feira (10), o juiz entendeu que houve irregularidades na pesquisa, como a ausência de estratificação dos entrevistados em relação ao nível econômico, fusão irregular de estratos quanto ao grau de instrução dos eleitores e "simulações tendenciosas de segundo turno", por exemplo.

Nas pesquisas recentes do Datafolha, realizadas em parceria com o jornal Folha de S.Paulo, Russomano aparece em franca queda nas intenções de voto.

O candidato do Republicanos liderava com 29% na primeira pesquisa, realizada em 23 de setembro. Na última, divulgada no último dia 5, marcou 16%. Bruno Covas (PSDB) agora encabeça as intenções de voto com 28%.

Em nota, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) declarou que a pesquisa “se utiliza dos mesmos parâmetros há mais de 35 anos aplicados nas eleições em São Paulo, mas mesmo assim a Justiça Eleitoral considerou que ela pode estar em desacordo com a legislação” e que “protesta contra a decisão e espera que ela seja rapidamente revogada”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!