O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli , desistiu de participar de um ato virtual em defesa da democracia com líderes da oposição na próxima sexta-feira. Anunciados pela organização, os ex-presidentes Michel Temer e José Sarney também recusaram os convites para falar no evento que será transmitido pelas redes sociais.
No final da manhã desta quarta-feira, a assessoria de Toffoli havia informado ao GLOBO que ele mandaria um vídeo. À tarde, porém, a equipe do presidente do STF disse que ele "não vai poder gravar".
O organizador do ato, o ex-tucano Fernnando Guimarães, chegou a anunciar Temer e Sarney como presenças certas. Mas os dois ex-presidentes medebistas negaram que haviam confirmado a presença.
A forma como o ato foi anunciado, com um caráter de contraposição direta ao governo do presidente Jair Bolsonaro, causou incômodo. Nos contatos iniciais, não havia ficado claro a dimensão que o evento teria nem quem seriam os demais participantes.
Você viu?
Estão confirmados o ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e líderes da oposição, como Fernando Haddad (PT) e Marina Silva (Rede).