José Sarney
Agência Senado
José Sarney

Distante do debate público, mas sempre atuante nos bastidores da política, o ex-presidente José Sarney disse, por meio de nota, nesta segunda-feira (4), que não considera que haja hipótese de risco contra a democracia.

Sarney se manifestou após o presidente Jair Bolsonaro participar de ato em que manifestantes pediam a volta à ditadura neste domingo. Na ocasião, Bolsonaro disse que estava cansado de interferências em seu governo e que tinha o apoio das forças armadas.

Leia também: Bolsonaro recebe no Planalto militar que executou ao menos 41 na ditadura

Você viu?

A fala foi lida como uma ameça contra as instituições e a democracia e foi alvo de uma série de declarações de repúdios de representantes da sociedade e dos poderes. Com 90 anos completados no último dia 24 de abril, Sarney considera que o seu legado político foi a transição democrática.

"Estudioso da História do Brasil, sei e admiro a grande contribuição das Forças Armadas ao País. Como Presidente da República que fez a transição democrática, coordenei com os líderes da Assembleia Constituinte e os comandantes militares o texto em que a Constituição dá às Forças Armadas a incumbência de 'garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem'. Sob a égide desses princípios, como tenho dito várias vezes — não há hipótese de qualquer ameaça à democracia", disse o ex-presidente.

Leia também: Bolsonaro chama Alcolumbre e Caiado ao Planalto e discute união entre Poderes

No texto, Sarney também se solidarizou com jornalistas agredidos. "Ao mesmo tempo quero declarar minha total solidariedade aos jornalistas que foram vítimas de brutal agressão, em atentado contra a liberdade de imprensa."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!