Ministro da Educação Abraham Weintraub
Agência Brasil
Ministro da Educação Abraham Weintraub

O ministro da Educação, Abraham Weintraub , prestou depoimento para a Polícia Federal (PF), na tarde desta quinta-feira (4) para o inquérito do  Supremo Tribunal Federal que investiga se o ministro cometeu crime de racismo contra chineses . O testemunho, marcado para às 15h, foi concluído em menos de uma hora, já que o ministro prestou depoimento por escrito, segundo informações da Globonews .

Leia também: "Querem nos calar", diz Weintraub ao narrar ameaças de morte

Weintraub preferiu não responder às perguntas dos agentes da PF e trazer sua defesa por escrito.

Entenda o inquérito

No início do mês, um post de Weintraub no Twitter questionou quem poderia sair fortalecido geopoliticamente da crise causada pela pandemia. No texto, o ministro trocou o “R” pelo “L”, numa referência ao personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, associando essa troca gramática à fala de  chineses . Uma imagem com a bandeira da China ilustrava a publicação. O post foi depois apagado.

Você viu?

Também no Twitter, o embaixador da China no Brasil, Wanming Yang, divulgou uma nota oficial de repúdio ao ato, que classificou de racismo contra os chineses.

O inquérito sobre o suposto racismo contra os chineses foi aberto por Celso de Mello no fim de abril, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou a suposta violação do artigo 20 da lei que define os crimes por discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena prevista é de um a três anos de prisão.

Leia também: 'Que vexame', diz Gleisi Hoffmann sobre depoimento de Weintraub

Na ocasião, Celso de Mello retirou o sigilo do caso e deu prazo de 90 dias para a conclusão da investigação contra Weintraub .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!