O Ministério da Segurança Pública foi criado pelo então presidente Michel Temer em fevereiro de 2018
reprodução
O Ministério da Segurança Pública foi criado pelo então presidente Michel Temer em fevereiro de 2018

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na terça-feira que estuda recriar o Ministério da Segurança Pública, desmembrando o atual Ministério da Justiça.

A nova pasta seria responsável pela Polícia Federal e pela Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos. Bolsonaro disse que esse é um desejo da Frente Parlamentar da Segurança Pública e que pode conversar com o presidente da frente, o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP).

Leia mais:  Governo Bolsonaro publicou 653 mil anúncios em canais de fake news, aponta CPMI

"Existe a possibilidade. A tal da bancada de segurança tem essa intenção. Talvez eu converse com o Capitão Augusto essa semana. Se a gente decidir voltar, eu vou dar o nome do ministro antes de começar a tramitar o projeto para a gente evitar especulações. Tem que ser alguém que entenda o assunto, realmente, para ser ministro da Segurança Pública", disse Bolsonaro, ao chegar no Palácio da Alvorada na noite de terça.

De acordo com Bolsonaro, o ex-deputado federal Alberto Fraga, seu amigo pessoal, é "cotado" para o cargo, mas não há definição. O presidente ressaltou que Fraga está "livre de todos os problemas", em referência a sua absolvição em processos a que respondia.

Você viu?

"Fraga? Olha, eu sou amigo do Fraga desde 1982. Tenho que conversar com ele, porque vai estar abaixo dele a PRF, a PF. Não vou dizer que seja ele nem que não seja. Ele está livre de todos os problemas que teve. É um grande articulador. Ele é cotado, mas nada de bater o martelo".

Saiba mais:  Bolsonaro volta a criticar isolamento: "Não posso resolver tudo sozinho"

O Ministério da Segurança Pública foi criado pelo então presidente Michel Temer em fevereiro de 2018. Ano passado, contudo, ao assumir a Presidência, Bolsonaro extinguiu a pasta e a fundiu com o Ministério da Justiça. Em dezembro, o GLOBO mostrou que Bolsonaro estudava recriar o ministério e que cogitava coloca Fraga. Na época, o presidente negou.

Em janeiro, em reunião com secretários estaduais de Segurança Pública, Bolsonaro disse que iria estudar a recriação de um ministério para a área, uma das reivindicações trazidas pelos secretários.

Leia mais:  Bolsonaro critica protestos nos EUA: "não gostaria que acontecessem no Brasil"

No dia seguinte, a jornalistas, o presidente confirmou o estudo. Um dia depois, contudo, Bolsonaro recuou e disse que a chance de recriar a pasta era "zero". O recuo ocorreu após o então ministro da Justiça, Sergio Moro, sinalizar que deixaria o governo caso isso ocorresse.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!