Mourão exaltou democracia após as declarações do filho de Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro
Romério Cunha/VPR - 9.9.19
Mourão exaltou democracia após as declarações do filho de Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro

O presidente em exercício Hamilton Mourão (PRTB) evitou nesta terça-feira (10) comentar as  declarações do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro
(PSL), de que a transformação que o Brasil quer não será rápida por "vias democráticas".

Mourão , contudo, enfatizou que a democracia é "fundamental" e um dos pilares da civilização ocidental. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que comentários sobre possíveis enfraquecimentos da democracia merecem "desprezo”. Carlos pediu licença da Câmara dos Vereadores na última sexta-feira, sem explicar o motivo.

"Fundamental. São pilares da civilização ocidental. Vou repetir para vocês. Pacto de gerações, democracia, capitalismo e sociedade civil forte. Sem isso, a civilização ocidental não existe", afirmou o presidente em exercício, ao deixar o Palácio do Planalto e ser questionado sobre a importância da democracia .

Leia também: Doria rebate Carlos Bolsonaro:"único caminho para o Brasil é a democracia"

Em relação à declaração de Carlos, Mourão disse que é "problema dele": " Carlos Bolsonaro , vocês perguntem para ele. Isso é problema dele, pergunta para ele". O presidente em
exercício defendeu a negociação com o Congresso para aprovar as medidas do governo, mesmo que isso leve a uma demora:

"Temos que negociar com a rapaziada do outro lado ali da praça. É assim que funciona. Com clareza, determinação e muita paciência", afirmou.

Carlos e Mourão tem um histórico de embates. Em abril, o vereador fez uma série de críticas públicas ao vice-presidente, principalmente por posicionamentos públicos em sentidos
contrários aos da Presidência. Bolsonaro chegou a pedir um "ponto final" na discussão entre os dois.

Instituições fortalecidas

Para Davi Alcolumbre , as instituições e o Parlamento brasileiro estão fortalecidos. Ele disse confiar na democracia e cumprir seu papel para dar “estabilidade para um país de 220 milhões de brasileiros que aguardam respostas”.

Leia também: Moro determina que PF investigue agentes por suposta fraude contra Hélio Negão

"O Senado, o Parlamento brasileiro e as instituições estão fortalecidas. As instituições estão pujantes, trabalhando a favor do Brasil. Então, uma manifestação ou outra em relação a esse enfraquecimento, tem, da minha parte, o meu desprezo", ponderou Alcolumbre, após lançar uma exposição sobre o artesanato do Amapá, seu estado, no Senado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!