STF anulou sentença de Moro que condenou ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine
Alex Ferreira/ Câmara dos Deputados - 14.10.15
STF anulou sentença de Moro que condenou ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou nesta terça-feira (27) a decisão do ex-juiz Sergio Moro de condenar o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine. Moro tinha condenado o réu a 11 anos de prisão. Bendine foi preso em julho de 2017. Em abril deste ano, o STF soltou o réu, porque a condenação ainda não tinha sido confirmada pela segunda instância – ou seja, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região.

Leia também: Procuradores ironizaram morte de esposa de Lula e a compararam com viúva do PCC

A decisão da Segunda Turma do STF garante que o ex-presidente da Petrobras fique mais tempo fora da prisão. O TRF já tinha confirmado a condenação de Moro, reduzindo a pena para sete anos, nove meses e dez dias. O tribunal estava prestes a julgar o último recurso do réu, o que o levaria de volta para a cadeia, no regime semiaberto. Agora, o caso terá de ser novamente julgado pela primeira instância.

A decisão foi tomada por uma questão técnica que pode refletir em outros processos da Lava Jato. O advogado de Aldemir Bendine , Alberto Toron, ressaltou que Moro abriu prazo conjunto para todos os réus se manifestarem nas alegações finais do processo. No entanto, para a defesa, o correto seria primeiro se manifestar os réus que firmaram acordo de delação premiada e, em seguida, os outros acusados.

Leia também: Juiz determina prescrição de 8 de 12 crimes de Paulo Preto na Lava Jato de SP

Por três votos a um, os ministros da Segunda Turma concordaram com a tese. Agora, a sentença da primeira instância fica anulada e o processo começará a tramitar a partir dessa fase final, com abertura de prazo separado para os acusados. Os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia formaram a maioria. Apenas Edson Fachin votou contra a tese da defesa. Celso de Mello estava ausente.

Cármen Lúcia ponderou que a decisão foi tomada apenas nesse processo. No entanto, se defesas de outros acusados na Lava Jato apresentarem a mesma tese à Segunda Turma, em processos semelhantes, há chance também se haver anulação de outras sentenças.

Leia também: Impactos da Lava Jato dividem o País, aponta pesquisa

O ex-presidente da Petrobras foi condenado pelo recebimento de R$ 3 milhões em propinas pagas pela Odebrecht. Por decisão tomada em abril pela Segunda Turma do STF, ele estava submetido a medidas cautelares – como o impedimento de se comunicar com outros investigados no mesmo processo e a entrega do passaporte à Justiça. Agora, ele poderá ficar sem essas medidas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!