Delcídio do Amaral
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Delcídio do Amaral teve o mandato de senador cassado


O senador cassado Delcídio do Amaral irá receber aposentadoria do Senado  no valor de R$ 11.575,89. A portaria que lhe garante o benefício foi publicada nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União (DOU).

A aposentadoria foi concedida porque Delcídio tem mais de 60 anos de idade e contribuiu por 35 anos. A informação foi antecipada pela "Crusoé". 

Leia também: Fachin nega pedido de Delcídio para que sua pena seja convertida em multa

O ex-parlamentar receberá a aposentadoria pelo Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC), que existe desde 1999 e é um plano facultivo. Ele que escolhe participar contribui com11% do seu salário (que atualmente é de R$ 33,7 mil). Quem se aposenta com 35 anos de contribuição ganha uma aposentadoria que corresponde a 12/35 do salário. Caso a contribuição tenha sido por 35 anos de exercício como parlamentar, a aposentadoria é integral.

Delcídio teve seu mandato cassado em 2016, após realizar um acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato . O acordo foi fechado depois do então líder do governo ser preso, acusado de obstrução de Justiça por tentar impedir o ex-diretor de Petrobras Nestor Cerveró de realizar delação.

Leia também: Fachin autoriza PGR a analisar se Delcídio omitiu fatos em delação

Questionada se havia um impedimento para a concessão de aposentadoria para senadores cassados, a assessoria de imprensa do Senado informou que o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, em um julgamento de 2006, que "não há previsão legal que disponha sobre a vedação de concessão de pensão e/ou aposentadoria aos parlamentares que perderam o mandato por cassação ou renúncia".

Leia também: Bumlai confirma pagamentos a Delcídio, mas nega tentativa de barrar Lava Jato

No ano passado, Delcídio tentou ser candidato ao Senado pelo PTC, mas sua candidatura foi barrada pela Justiça.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários