Novo PSDB empodera Doria, mas luta pela presidência esbarra em Bolsonaro
Marcos Corrêa/Presidência da República
Novo PSDB empodera Doria, mas luta pela presidência esbarra em Bolsonaro

O governador de São Paulo, João Doria, conduz o alterado PSDB. Sob nova direção após a eleição do “cabeça preta” (grupo que reúne os mais novos do partido) Bruno Araújo, pernambucano e um dos principais líderes do movimento pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a sigla passa a ser gerida e guiada pela ala mais próxima a Doria.

Leia também: Doria mostra força para ser candidato da direita à Presidência em 2022

Segundo a própria apresentação pós-eleição interna, o ‘novo PSDB’ defenderá a economia de mercado, o combate às desigualdades, a criação de oportunidades e a ética pública, com gestão inovadora e desburocratizante. "Um partido do emprego e da oportunidade, que vai respeitar o seu passado, mas que será protagonista no futuro", prega a legenda. A guinada à direita, no entanto, não é unanimidade nem sequer internamente. Bate-bocas, confusões e a ausência da principal liderança tucana da história, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, marcaram a troca de comando, que teve ainda gritos de "Brasil, para frente, Doria presidente!".

A força do governador, cada vez maior, influi diretamente em seus planos futuros. O cientista político Alberto Carlos Almeida diz acreditar que o ex-prefeito já se posta como candidato a presidente, não tendo a ambição de concorrer à reeleição ao Governo de São Paulo. "Para quem ficou dois anos na prefeitura e foi para o governo estadual, ficar quatro no estado e ir para a Presidência é mais ou menos o mesmo movimento", diz. “Não tem outro [candidato], até porque São Paulo é o estado mais importante do País. Natural, tem uma máquina imensa na mão. Todo mundo olha pra ele e para o partido e diz: quem vai ser candidato vai ser ele", complementa.

Para a corrida eleitoral, no entanto, Doria terá um desafio pela frente: se dissociar da imagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a quem declarou apoio no segundo turno das últimas eleições, usando a campanha ‘ BolsoDoria ’, em busca do voto da ala mais conservadora de São Paulo. Segundo o cientista político, é cedo para saber como será esse distanciamento em relação ao governo federal, mas é possível notar, aos poucos, uma tentativa de afastamento. Ele cita, por exemplo, que as manifestações no estado têm sido pouco ou nada repressivas, de modo geral, e que Doria faz questão de abraçar os professores, atacados pela equipe do capitão reformado.

Às vésperas da primeira convocação nacional para manifestações pró-governo Bolsonaro, em 26 de maio, o governador tucano explicitou seu afastamento, ao dizer que o momento não era de atos " nem pró e nem contra ", e que o foco do País deveria ser em aprovar reformas, em especial a nova Previdência .

Petistas apontam má relação com PSL e 'BolsoDoria' como desafios

Fugir do 'BolsoDoria' é desafio para Doria até 2022
Divulgação
Fugir do 'BolsoDoria' é desafio para Doria até 2022

Lideranças do PT , principal partido de oposição na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), dizem acreditar que o governador já atua como candidato ao Planalto em 2022. A deputada Márcia Lia, líder da minoria na Alesp, avalia que o modo de fazer política de Doria deixa isso claro. "É evidente isso [deixar o cargo de governador para concorrer à Presidência]. A forma como ele está trabalhando no estado deixa claro. A forma como ele se distanciou do Bolsonaro também é um sinal de que ele planeja participar da próxima eleição para presidente", afirma.

Leia também: PSDB vai mudar, será de centro e respeitará esquerda e direita, afirma Doria

Já o deputado Teonílio Barba, líder da bancada petista no estado, adota um tom mais cauteloso quanto à candidatura, apesar de dizer que, caso Doria dispute a Presidência daqui a pouco mais de três anos, a oposição paulista será forte para impedir sua eleição. “A oposição na Alesp deve denunciar o Doria o tempo todo, independente se ele vai disputar o Planalto ou não. Ele é um entreguista, o menino dos olhos do mercado brasileiro. Para mim, ele vai ser mais um adversário de direita, um liberal, que vamos enfrentar em 2022", opina Barba.

Você viu?

Márcia diz, no entanto, que o fato de o governador tucano possivelmente concorrer ao Planalto não muda a forma da oposição trabalhar. "De jeito nenhum [muda a forma de trato com Doria por ele ter aspirações presidenciais], porque a gente debate projeto, e o projeto do Bolsonaro e Doria não é o que acreditamos", pondera.

"Ele está destruindo o estado de São Paulo", completa a petista, segundo a qual parte da bancada do PSL, partido de Bolsonaro, já estaria se deslocando de Doria por perceber o anseio do tucano em ocupar o cargo que hoje é do capitão reformado.

"Alguns deputados do PSL não têm tanta afinidade com ele [Doria] e já perceberam que Doria vai fazer de tudo para que o Bolsonaro não seja viável em 2022. Os que apoiam o Bolsonaro vão perceber que a estratégia do Doria é deixar o Bolsonaro se desmontar. Assim, os que são vinculados ao Bolsonaro vão se afastar do Doria. Creio que ele vai ter muita dificuldade para lidar com o PSL”, analisa a líder da minoria.

PSL "roubou" espaço e votos do PSDB, que caminha à direita

João Doria participou, assim como Bolsonaro, da Marcha para Jesus, em São Paulo, buscando aproximação com cristãos
Flickr/Governo do Estado de São Paulo
João Doria participou, assim como Bolsonaro, da Marcha para Jesus, em São Paulo, buscando aproximação com cristãos

O cientista político Alberto Carlos Almeida também cita o desafio imposto ao PSDB de recuperar o voto ‘roubado’ por Bolsonaro. Segundo Almeida, o eleitor que costumava votar em candidatos tucanos em eleições anteriores migrou para o PSL. Embora as mudanças internas levem o partido da social democracia à direita, Bolsonaro "tem um pé muito firme ideológico, de costumes [como os discursos contra minorias e armamentistas], que o PSDB não ocupou no passado”, diz. “Doria vai ter que aguardar um pouco mais, ver qual vai ser o desempenho econômico do governo. Essa coisa mais ideológica e de costumes está muito bem ocupada pelo Bolsonaro, que mantém um núcleo mais radical de apoio a ele”, avalia.

“Você tem que trabalhar com hipóteses, mas a coisa mais normal é que um presidente que pode disputar a reeleição, dispute. Todo mundo que está no entorno e apoia vai querer os louros da vitória. Nós temos que assumir, neste momento, que Bolsonaro será candidato à reeleição. Só não vai ser se tiver uma hecatombe e for inteiramente inviável. Então não tem mais complementaridade do voto entre Doria e Bolsonaro. Antes, cada um disputava um cargo. No momento que disputam o mesmo posto, eles disputam o mesmo eleitor. O voto que foi para o Bolsonaro foi o voto que iria para o PSDB”, alega Almeida.

O cientista político diz acreditar que, na próxima eleição, esse voto será disputado por dois [Doria e Bolsonaro] e que “o voto que tradicionalmente coloca o PT no segundo turno está lá, esperando o PT. Ele cita ainda nomes alternativos, como o do apresentador Luciano Huck , mas pondera que “o espaço [mais à direita] está ocupado”, já que um é presidente e o outro do governador de São Paulo. “Como você vai enfrentar esses gigantes?”, questiona.

A posição que será ocupada por Doria na corrida pelo Planalto ainda não pode ser delimitada, segundo Almeida, já que a fase inicial de governo e as eleições municipais de 2020 podem definir os rumos da política nacional. Ele pontua, no entanto, que a tendência é que o governador busque se aproximar do centro e fortalecer seu tradicional discurso que o levou a duas vitórias seguidas em São Paulo, na prefeitura e no estado.

Para tanto, Doria deve estabelecer conexões com partidos mais ao centro, como o DEM, que  exaltou o tucano como pré-candidato ao Planalto. Na última eleição presidencial, muitas siglas optaram pela  neutralidade na disputa de segundo turno entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT), e a posição "menos extrema" de Doria poderia facilitar a busca por apoios. Bolsonaro teria, supostamente, rejeição maior do que a do governador.

Sobre o voto mais à esquerda, o cientista político lembra que O PT "também é um gigante", que obteve 45% dos votos válidos no segundo turno na última eleição. "Eu não creio que o Ciro  [Gomes] consiga desbancar o PT daqui até lá. O PT está 'vacinado' contra o Ciro e vai buscar bloquear oportunidades para ele. O partido deve jogar contra o Ciro no longo prazo, o que afeta inclusive alianças nas eleições municipais de 2020. Duvido que o PT apoie um prefeito do PDT em uma grande capital ou um grande polo”, enfatiza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!