Atual governador de São Paulo disse que companheiro de partido deveria se licenciar durante investigação
Wikipedia
Atual governador de São Paulo disse que companheiro de partido deveria se licenciar durante investigação

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (13) que o ex-presidente nacional do PSDB  Geraldo Alckmin deveria pedir licença do partido até a conclusão do processo em que é réu envolvendo delações da empreiteira Odebrecht.

Leia também: Novos trechos das trocas de mensagens entre Moro e Dallagnol são divulgados

"Todos aqueles que estão sob investigação, confiando na sua inocência, deveriam pedir licença, incluindo o governador Geraldo Alckmin", disse Doria , em entrevista ao programa Ponto a Ponto, exibido na noite de quarta na Bandnews.

Em abril deste ano, Alckmin  teve bens bloqueados no curso de uma ação por improbidade administrativa sobre suposto caixa 2 na campanha do tucano de 2014. Além dele, são réus o ex-tesoureiro de campanha Marcos Monteiro, a Odebrecht , e quatro de seus ex-executivos. Ao oferecer a denúncia, o Ministério Público apontou nove supostas entregas de dinheiro em hotéis de São Paulo para a campanha do tucano.

Na época, Alckmin classificou o bloqueio de bens como uma medida "injusta" e afirmou que recorreria da decisão. Ele tem reafirmado não ter havido caixa 2 na sua campanha.

Antes de defender o afastamento de Alckmin do partido, Doria fez diversos elogios a Alckmin e disse acreditar na inocência dele.

"Todos têm confiança na sua isenção e inocência. O governador Geraldo Alckmin é um homem de bem, correto. Conheço a sua história, ele é um homem modesto nos seus bens, postura e no pouco que pode acumular como assalariado público ao longo de 42 anos. Acredito na sua inocência", disse o governador.

Código de Ética tucano

A declaração de Doria passou a circular nesta quinta-feira em trocas de mensagens entre aliados de Alckmin.

Em maio, o PSDB  aprovou um Código de Ética para seus filiados, mas ele pune apenas condenados, e não prevê medidas para quem é investigado. A expulsão é prevista para aqueles que cometerem infidelidade partidária ou sejam condenados criminalmente.

O texto foi o último ato de Alckmin à frente da presidência do partido. Inicialmente, a comissão responsável pela elaboração das novas regras previa que réus criminais poderiam ser suspensos. Depois de pressões internas, a versão mais moderada prevaleceu e livrou de penalidades o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB-GO).

Leia também: Carlos Bolsonaro zomba Lula em código morse, mas erra ortografia e vira piada

Para Doria , a licença voluntária de filiados não deve ser vista como uma admissão de culpa por malfeitos: "Feita a defesa e concluído o processo com sua inocência, volta para o PSDB melhor e com grandeza".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!