Após a repercussão da pesquisa Datafolha, publicada neste domingo (7), que indica que Jair Bolsonaro tem a  pior avaliação entre os presidentes de primeiro mandato nos três primeiros meses, o atual presidente da República compartilhou em seu Twitter um recorte do levantamento que aponta a imagem que a população tem dele.

Presidente Jair Bolsonaro ri do resultado da pesquisa Datafolha em seu Twitter e ironiza instituto:
Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro ri do resultado da pesquisa Datafolha em seu Twitter e ironiza instituto: "Valeu"

Na publicação, um gráfico mostra um paralelo entre os resultados da mesma pesquisa feita nas épocas de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. Na comparação, 39% dos entrevistados classifica Bolsonaro como “pouco inteligente”, enquanto Dilma e Lula apresentam números menores neste quesito: 9% e 24%, respectivamente.

Como legenda da imagem postada na rede social, Bolsonaro publicou uma risada, desdenhando do levantamento.


Quando Dilma foi presidente, 85% dos entrevistados a consideravam “muito inteligente”. No período de Lula no poder, 69% tinham essa visão do petista. Agora, Bolsonaro é visto dessa maneira por 58% da população.

Com quase 10 mil comentários, apoiadores e críticos do presidente aproveitaram o tweet para dar suas opiniões. Entre eles, Guilherme Boulos (PSOL), que disputou a candidatura à Presidência com Bolsonaro no ano passado, também comentou.

Ainda de acordo com o instituto, para 30% dos brasileiros, o atual governo é ruim ou péssimo. As expectativas, entretanto, seguem positivas para o Planalto, já que 59% acreditam que ele fará uma gestão ótima ou boa.

Questionado pela reportagem do jornal Folha de S. Paulo sobre como ele lida com o resultado da pesquisa, o presidente ironizou. “ DatafolhaNão vou perder tempo para comentar pesquisa do Datafolha, que diz que eu ia perder para todo mundo no segundo turno”, respondeu na saída do Palácio da Alvorada.

Você viu?

“Tem um item lá de que Lula e Dilma são mais inteligentes do que eu. Valeu, Datafolha”, concluiu.

Para realizar o levantamento, foram ouvidas 2.086 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios entre os dias 2 e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Popularidade de Bolsonaro cai

Jair Bolsonaro teve queda em sua avaliação, indica Datafolha
Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro teve queda em sua avaliação, indica Datafolha

Os números de Bolsonaro são os piores desde a redemocratização, em 1985. No mesmo período, Fernando Collor era rejeitado por 19% da população; FHC por 16%; Lula por 10%; e Dilma por 7%. Presidentes que eram vice antes de assumirem não são contabilizados, casos de José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer.

O índice de rejeição ao governo Jair Bolsonaro é semelhante ao de aprovação. 32% dos brasileiros acreditam que a gestão é ótima ou boa e outros 33% avaliam o começo do presidente como regular. 4% não souberam ou não quiseram opinar.

Ainda que 59% da população brasileira acredite que Bolsonaro deixe o governo com uma ótima ou boa gestão, a Datafolha mostrou uma queda na expectativa. Antes de iniciar o mandato, 65% tinham a mesma percepção e apenas 12% diziam esperar uma administração ruim ou péssima.

O Datafolha mostra que os principais motivos de queda na expectativa com Bolsonaro está na dificuldade de aprovação da reforma da Previdência e alguns episódios de desgaste político. Além disso, o IBGE divulgou que o desemprego subiu 12,4% no último trimestre, ainda que o presidente tenha contestado a metodologia do instituto.

Leia também: Com 59% de aprovação, Sergio Moro é o ministro mais bem avaliado do governo

A pesquisa também perguntou se os brasileiros estão satisfeitos com o que foi feito pelo governo nos três primeiros meses. Para 61%, Bolsonaro fez menos do que se esperava. 22% acreditam que foi feito o esperado e 13% acham que o presidente foi além da expectativa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!