Em resposta à pesquisa Datafolha , revelada neste domingo (7), que indica que Jair Bolsonaro tem a pior avaliação entre os presidentes de primeiro mandato nos três primeiros meses, Bolsonaro debocha da credibilidade do instituto.

Jair Bolsonaro teve queda em sua avaliação, indica Datafolha
Alan Santos/PR - 26.2.19
Jair Bolsonaro teve queda em sua avaliação, indica Datafolha

“Datafolha? Não vou perder tempo para comentar pesquisa do Datafolha, que diz que eu ia perder para todo mundo no segundo turno”, disse o presidente ao ser questionado pela reportagem da Folha de S.Paulo  na saída do Palácio da Alvorada.

Segundo pesquisa Datafolha , para 30% dos brasileiros, o atual governo é ruim ou péssimo. As expectativas, entretanto, seguem positivas para o Planalto, já que 59% acreditam que ele fará uma gestão ótima ou boa.

Para elaborar o levantamento, foram ouvidas 2.086 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios entre os dias 2 e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Os números de Bolsonaro são os piores desde a redemocratização, em 1985. No mesmo período, Fernando Collor era rejeitado por 19% da população; FHC por 16%; Lula por 10%; e Dilma por 7%. Presidentes que eram vice antes de assumirem não são contabilizados, casos de José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer.

O índice de rejeição ao governo Jair Bolsonaro é semelhante ao de aprovação. 32% dos brasileiros acreditam que a gestão é ótima ou boa e outros 33% avaliam o começo do presidente como regular. 4% não souberam ou não quiseram opinar.

Você viu?

Leia também:"Não nasci para ser presidente, nasci para ser militar", diz Bolsonaro em evento

Expectativa positiva do governo Bolsonaro caiu

Expectativa da população com o governo Bolsonaro piorou
Marcos Corrêa/PR - 2.1.19
Expectativa da população com o governo Bolsonaro piorou

Ainda que 59% da população brasileira acredite que Bolsonaro deixe o governo com uma ótima ou boa gestão, a Datafolha mostrou uma queda na expectativa. Antes de iniciar o mandato, 65% tinham a mesma percepção e apenas 12% diziam esperar uma administração ruim ou péssima.

O Datafolha mostra que os principais motivos de queda na expectativa com Bolsonaro está na dificuldade de aprovação da reforma da Previdência e alguns episódios de desgaste político. Além disso, o IBGE divulgou que o desemprego subiu 12,4% no último trimestre, ainda que o presidente tenha contestado a metodologia do instituto.

Leia também: Maioria acha que data do golpe de 1964 deveria ser desprezada, aponta Datafolha

A pesquisa Datafolha também perguntou se os brasileiros estão satisfeitos com o que foi feito pelo governo nos três primeiros meses. Para 61%, Bolsonaro fez menos do que se esperava. 22% acreditam que foi feito o esperado e 13% acham que o presidente foi além da expectativa.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!