Tamanho do texto

Vice-presidente avaliou que resultados das eleições na Câmara e no Senado foram "muito bons" para o governo e disse aguardar o início dos trabalhos

Hamilton Mourão parabenizou Onyx pela articulação das eleições no Senado
Romério Cunha/VPR - 22.1.19
Hamilton Mourão parabenizou Onyx pela articulação das eleições no Senado

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), afirmou nesta segunda-feira (4) que a vitória de Davi Alcolumbre (DEM) para o comando do Senado foi fruto de um "excelente trabalho" do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o parabenizou pela articulação da eleição. 

Leia também: Conheça a trajetória do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre

“Foi um excelente trabalho do ministro Onyx, muito bem feito. Ele está de parabéns”, disse Mourão . O ministro é aliado de Alcolumbre e trabalhou por sua candidatura. O senador foi eleito na tarde de sábado (2) com 42 votos, um a mais do que o necessário para ganhar no primeiro turno, e ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos. 

Alcolumbre também foi o responsável por "derrubar" a candidatura de Renan Calheiros (MDB) ao comando do Senado. Quando percebeu que não superaria o número de votos do vencedor, o emedebista afirmou que o processo não era democrático, retirou a candidatura e "declarou a vitória" de Alcolumbre. 

Leia também: Congresso Nacional terá mensagem de Bolsonaro lida na primeira sessão do ano

"Esse processo não é democrático. Para demonstrar que esse processo não é democrático, eu queria lhe dizer que o Davi [ Alcolumbre] não é o Davi. Ele é o Golias. Ele é o novo presidente do Senado e eu retiro a minha candidatura", anunciou Renan.

Antes da votação, o então candidato Alcolumbre fez discurso transmitindo mensagem de "esperança" e de renovação, alfinetando seu até então principal adversário, Renan. "Nós não precisamos de mais do mesmo", disse. "É hora de assumirmos o compromisso com a renovação do nosso país. É o momento de dar lugar à nova ordem", complementou.

Foi a segunda vez que o MDB perdeu a disputa pela presidência do Senado desde a redemocratização. Agora, com a reeleição de Rodrigo Maia para o comando da Câmara, as duas casas que compõem o Congresso serão comandadas pelo DEM. 

Leia também: Quem é Rodrigo Maia, eleito de novo na Câmara com bênçãos do PSL ao PCdoB

Mourão ainda avaliou que ambos os resultados, tanto do Senado quanto da Câmara, foram "muito bons". “Os dois resultados foram muito bons, agora vamos aguardar o começo dos trabalhos”, afirmou o vice-presidente. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.