Marcelo Freixo anunciou candidatura à presidência da Câmara em oposição a Rodrigo Maia
Reprodução/Flickr
Marcelo Freixo anunciou candidatura à presidência da Câmara em oposição a Rodrigo Maia

Após o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, anunciar que vai  apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM) para o comando da Câmara dos Deputados, a oposição reagiu e anunciou, na manhã desta quinta-feira (3), a candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) para a presidência da Casa.

Em sua conta no Twitter, Marcelo Freixo disse que vai trabalhar para fortalecer e ampliar os direitos sociais e que enfrentará a "agenda de Bolsonaro" e Maia, que "aprofundará ainda mais as desigualdades no País".





Até ontem, Maia contava com o apoio dos partidos de esquerda, mas o apoio do partido de Bolsonaro à ele fez com que parte dos parlamentares mudasse de ideia e articulasse a candidatura de Freixo. Ao todo, o Psol, PT, PCdoB e PDT, que formam a oposição, elegeram 103 deputados.

Leia também: Eduardo Bolsonaro diz que PSL não apoiará Rodrigo Maia à presidência da Câmara

Em troca do apoio do PSL, o atual presidente da Câmara prometeu que dará a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a segunda vice-presidência da Câmara ao partido. "Maia se comprometeu a apoiar as pautas do governo Bolsonaro. O PSL vai ganhar o espaço que merece devido ao tamanho de sua bancada" disse Luciano Bivar, presidente da sigla.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também criticou a escolha do PSL nas redes sociais. "Não durou 24 horas o discurso de Bolsonaro de rompimento com a velha política. Hoje foi selado pelo PSL um acordão, envolvendo cargos, com os partidos políticos que ele tanto criticou, para apoiar reeleição de Rodrigo Maia para a Câmara dos Deputados", escreveu.

Leia também: Gleisi e Haddad criticam Bolsonaro após decreto do salário mínimo

Marcelo Freixo é professor, foi deputado estadual por 12 anos na Alerj e eleito deputado federal com 342.491 votos em 2018. A eleição para a presidência da Casa ocorre no dia 1º de fevereiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!