Tamanho do texto

Antônio Claret de Oliveira, ex-presidente da Infraero, assumirá o comando do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) na gestão Doria

Governador eleito de São Paulo, João Doria,  e parte da equipe
Divulgação/Asssesoria de Imprensa de João Doria
Governador eleito de São Paulo, João Doria, e parte da equipe

O governador eleito em São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (31) que Antônio Claret de Oliveira, ex-presidente da Infraero, assumirá a presidência do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Ele já é o 9° integrante do governo Michel Temer (MDB) a ser incorporado à futura equipe de Doria.

Leia também: Doria indica sétimo ministro de Temer para sua gestão como governador de SP

O mais novo integrante do governo João Doria deixou o cargo na Infraero neste mês após a equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), confirmar Hélio Paes de Barros Júnior, até então um dos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como novo presidente da estatal.

Formado em engenharia pela Universidade Federal de Lavras, Antônio Claret é membro do Comitê Regional-Board of Directors da ACI, principal entidade representativa dos interesses coletivos dos aeroportos no mundo. Ele também atuou como conselheiro do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Segundo o governador eleito, o convite foi motivado pelos "excelentes resultados" conquistados por Claret na Infraero nos últimos dois anos. A empresa pública passou por amplo processo de modernização e converteu o resultado operacional de R$ 220 milhões negativos em 2015 para R$ 505 milhões positivos em 2017.

“Claret terá a missão de tornar ativos os aeroportos regionais de São Paulo, para cargas e passageiros. E privatizar todo o sistema aeroviário paulista. A busca será pela eficiência ao menor custo para o dinheiro público", afirmou Doria.

Leia também: Com seis ex-ministros de Temer, Doria define equipe de governo; conheça os nomes

O Daesp é vinculado à Secretaria de Logística e Transportes e é  o responsável pela administração de 26 aeroportos estaduais. O departamento também colabora com órgãos da União relacionados à aplicação da política aeronáutica nacional no Estado.

Entre suas responsabilidades no cargo, estão: planejamento da rede aeroportuária do Estado; projeção, construção e administração dos aeroportos; arrecadação de tarifas aeroportuárias e aplicação das normas baixadas pelas autoridades federais.

Leia também: João Doria afirma que confia na Justiça e no direito de defesa de Kassab

Na semana passada, João Doria anunciou o atual presidente da Caixa, Nelson de Souza, para assumir a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, Companhia Paulista de Obras e Serviços e Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo. Nelson foi o oitavo integrante da gestão Temer a desembarcar no governo estadual. 

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.