André Moura (PSC-SE) teria sido indicado para comandar a Anvisa
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
André Moura (PSC-SE) teria sido indicado para comandar a Anvisa


O presidente eleito Jair Bolsonaro, disse na manhã deste domingo (23) pelo Twitter que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será ocupada por alguém com “perfil técnico”, característica destacada por Bolsonaro na rede social ao escrevê-la em caixa-alta.

L eia também: Esplanada dos Ministérios fica fechada para ensaio da posse de Bolsonaro

O anúncio evita uma polêmica criada após o deputado federal André Moura  (PSC-SE) ter sido indicado para o cargo na Anvisa . Atual líder do governo Temer no Congresso, o parlamentar tem bom relacionamento com outros deputados, mas não agrada Bolsonaro.

Segundo o presidente eleito, o caráter técnico é “ algo que infelizmente é secundário diante da importância da agência”. Bolsonaro a definiu como um “órgão que terá o merecido valor para o desenvolvimento da medicina e outras responsabilidades” em seu governo.

A indicação de uma pessoa técnica para a agência agrada o futuro ministro Luiz Henrique Mandetta. De acordo com o político do DEM, André Moura não tem o perfil ideal para a função.

Leia também: Bolsonaro ironiza bloco criado pela oposição: “Não darei o que eles querem”

Jair Bolsonaro está na Base da Marinha, na Ilha de Marambaia, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, onde passará o Natal . O local tradicionalmente recebe presidentes da República e autoridades estrangeiras. No carnaval deste ano, a base recebeu o presidente Michel Temer e sua família.

Com a folga, a tendência é que o presidente eleito só faça novas nomeações a partir do dia 27 de dezembro, quando retorna para a sua casa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e reassume os trabalhos do governo de transição.

A Anvisa é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde que exerce o controle sanitário e a aprovação de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à vigilância sanitária, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde. Ela também atua no monitoramento e na fiscalização de ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados à saúde.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!